Incêndio na frigideira

O que fazer no caso de incêndio na frigideira

Este tipo de incêndio na cozinha  pode ocorrer quando a fritadeira ou frigideira aquece demais. E para evitar estes incidentes deixamos-lhe algumas dicas que poderá utilizar no caso de incêndio. Se o óleo deitar fumo, é sinal de que pode estar quase a incendiar-se. Apague imediatamente o lume e não mexa na fritadeira.

Para extinguir um incêndio numa frigideira de forma segura é essencial o uso de um extintor CO2, também apelidado de neve carbónica. Este deve ser um equipamento a integrar a nossa cozinha, no entanto, são ainda poucas as pessoas que possuem extintores em casa. Não existindo um extintor, vejamos o que deve fazer perante uma frigideira a arder, deixando claro que esta operação apresenta riscos de queimaduras para quem a executar.

1. Desligue o fogo.
2. Molhe um pano, torça-o, retirando o excesso de água, para que este não pingue.
3. Coloque o pano sobre a panela/frigideira e espere até que esfrie ou seja não saia mais vapor
Nunca tente mover a panela ou frigideira. Nunca tente apagar o fogo com água, pois os respingos carregarão fogo com eles e os efeitos são devastadores.

Não tente remover a frigideira a arder. Deslocar a frigideira com o óleo em combustão apresenta um elevado risco de derrame para o chão, móveis etc., propagando assim o foco de incêndio.
Nunca atire água para cima da frigideira. Não só não apagará o pequeno foco de incêndio como fará espalhar o conteúdo da frigideira por tudo o que está em seu redor, para além de possibilitar ainda sérios riscos de sofrer queimaduras graves.
Não vire as costas ao incêndio. Até ter garantia que o foco de incêndio está completamente extinto mantenha uma vigilância sobre a frigideira.

A grande maioria dos incêndios em cozinhas ocorre por falha humana.Pelo facto de conter uma grande percentagem de materiais inflamáveis Por isso è importante conhecer alguns cuidados de prevenção a ter nesse local:

– Limpe com regularidade os exaustores. A gordura que se vai acumulando poderá, um dia, entrar em combustão com o calor e incendiar-se;
– Ao cozinhar utilize roupa justa e bem apertada nas mangas. Existe um elevado risco das partes largas ou soltas do vestuário entrarem em contacto com as chamas e começarem a arder;
– Se possível, recorra a fritadeiras eléctricas com termóstato;
– Utilize, preferencialmente, os bicos de trás do fogão e vir as pegas dos recipientes para dentro. Deste modo dificultará o acesso das crianças a estes recipientes.
– Não coloque panos ou outros materiais a secar junto do fogão. Naturalmente, existe um elevado risco de se poderem incendiar;
– Não deixe objectos de plástico junto das fontes de calor, como fogão, fornos, etc. Estes objectos podem derreter-se e incendiar-se;
– Nunca deixe nada ao lume por vigiar. Se necessário, utilize um despertador para não esquecer de desligar o fogão.




5 Comments

  1. ISAIAS GOMES Responder
  2. matos silva Responder

Deixar Comentário