Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Limpeza de materiais diversos

Alumínio

O alumínio é um material maleável e que não enferruja, no entanto é necessários alguns cuidados para a sua conservação.

Cuidados a ter:

1. Para remover os restos de comida agarrados ao fundo das panelas, encha-as de água e ponha a ferver. Se necessário, deixe amolecer durante a noite. Em seguida, elimine os vestígios com uma espátula de madeira ou de plástico. Termine a operação esfregando com palha-de-aço.

2. Existem alimentos alcalinos que escurecem o alumínio, enquanto as substâncias ácidas, como as maçãs e as cebolas, o tornam mais claro.

3. Para remover manchas de calcário aplique uma mistura de água e vinagre, em partes iguais. Deixe actuar durante algumas horas. Nunca utilize bicarbonato de sódio: este produto ataca o alumínio. Para o alumínio polido, utilize um produto para dar brilho ao cobre.

Nota: Não deixe alimentos ou líquidos num recipiente de alumínio de um dia para o outro: a reacção química provocada pelo contacto da comida com o metal pode dar origem à formação de pequenas depressões no recipiente, tornando a limpeza mais difícil.

Aço

O aço é um material bastante resistente, no entanto não resiste aos ácidos nem à humidade, que provocam neles corrosão e ferrugem. Pelo que é necessário que estes objectos sejam cuidadosamente limpos e secos para evitar a sua corrosão. Por vezes, o sal e os ácidos contidos nos alimentos originam pequenas manchas, que é possível eliminar com palha-de-aço ou com um produto de limpeza específico. No entanto, não é possível remover as manchas de calor provocadas pelo contacto da chama com as panelas. Para devolver o brilho aos utensílios de cozinha em aço inoxidável, esfregue com um produto de limpeza próprio para limpar prata.

Cobre

É um metal de tom avermelhado, e bom condutor de electricidade.

Limpeza do cobre: Para puxar o brilho ao cobre embaciado, lave-o com água quente e sabão. Depois aplique um produto de limpeza apropriado para dar brilho a objectos de cobre e esfregue até conseguir um bom resultado. Se preferir que o cobre tenha um tom mate, utilize uma mistura de óleo de linhaça, pó de grés (ou areia muito fina) e sumo de limão, em partes iguais. Também pode optar por utilizar um limão espremido e um pouco de sal. Não deixe esta pasta em contacto com o objecto a limpar durante demasiado tempo pois o sumo de limão ataca o cobre.

Couro

Limpe-o com água e sabão próprio para couro (pode encontrar este sabão em lojas especializadas em artigos de couro). Passe por água e após a secagem puxe o brilho com um pano macio.  Para manter o couro flexível aplique, uma vez por ano, uma camada de óleo de castor ou de gordura de boi. Para o couro de cor clara, utilize óleo incolor ou vaselina branca. Não deve utilizar óleo de parafina nem cera com verniz. Para evitar que os revestimentos de couro endureçam, aplique regularmente uma mistura composta por um volume de vinagre e dois volumes de oleo de linhaça.

Nota: A roupa de couro deve ser limpa a seco, de preferência numa casa especializada.

Crómio

É um metal inoxidável e de cor prateada. Normalmente é utilizado como camada de acabamento em torneiras e canalizações. Limpa-se com um pano húmido e depois com um pano seco. Para as manchas pegajosas ou de gordura, utilize um detergente ou um produto específico de limpeza para cromados. Pode obter um brilho intenso e uniforme, passando com um pano humedecido em amónia.

Esmalte

O esmalte é uma camada de vidro especial aplicado num fundo metálico. Este material deve ser tratado com cuidado, para evitar lascas e fendas. Por isso, evite que as panelas esmaltadas sejam submetidas a mudanças bruscas de temperatura. Lave os objectos de esmalte com água quente e sabão. Pode eliminar os restos de comida agarrados fervendo água com bicarbonato de sódio (duas colheres de sopa para meio litro de água) no recipiente. As manchas da superfície exterior são removidas com um pano húmido e um pouco de bicarbonato de sódio.

Estanho

Para a conservação de estanho aplique com um pano macio, uma mistura composta por pó de giz e azeite. Também pode utilizar cinza de madeira misturada com vinagre ou água, Deixe secar a mistura sobre o estanho e, em seguida, puxe o brilho. Outra forma de limpar  consiste em lavar as peças de estanho com cerveja quente ou com um produto específico para este material. As manchas difíceis podem ser eliminadas com palha de aço e azeite. O estanho antigo adquire um reflexo acastanhado, devido às variações de temperatura. Estas manchas desaparecem com uma lavagem em água e detergente suave.

Ferro forjado

O ferro forjado, de que são feitos alguns objectos decorativos, resiste melhor à ferrugem e pode ser protegido por uma camada de cera líquida. Pode também utilizar uma tinta mate ou brilhante, especial para ferro. Para eliminar eventuais manchas de ferrugem com palha-de-aço e parafina.

Marfim

Limpe as peças de marfim com água quente e sabão. Se o marfim estiver amarelado, humedeça-o com uma mistura de sal e sumo de limão. Este material fica amarelo quando fechado às escuras. Por exemplo, as teclas de um piano, devem estar expostas à luz. Limpe as teclas uma a uma, sem deixar que a água se infiltre entre elas.

Ouro

O ouro conserva o seu brilho e não requer cuidados especiais. No entanto pode lava-lo com um pouco de água e sabão e seque bem com uma camurça. Pode também, mergulha-las em álcool. Manipule os objectos dourados com cuidado, já que a fina camada de ouro pode soltar-se.

Porcelana e faiança

Lave a porcelana e as faianças de valor à mão, em água quente e detergente suave; passe por água e seque. Nunca deixe vestígios de comida de um dia para o outro: passe as peças por água assim que isso for possível. Elimine com cuidado as manchas de café ou de chá, com um pouco de bicarbonato de sódio ou detergente. As pastilhas utilizadas para limpeza das próteses dentárias também servem para remover as manchas difíceis nestes materiais.

Prata

Lave as louças de prata logo após de serem utilizadas, com água quente e sabão. Passe por água quente e seque com cuidado.

Existem várias formas de puxar o brilho à prata.

Uma delas consiste em mergulhá-la num produto de limpeza próprio, que se pode encontrar nas ourivesarias.  A limpeza “tradicional” consiste em colocar os objectos de prata em água a ferver com um pouco de bicarbonato de sódio, juntamente com um objecto de alumínio. Puxe o brilho com um pano macio ou com um pano especial para prata. Utilize uma escova pequena e não deixe ficar resíduos do produto utilizado: lave as peças em água quente e sabão, para dissolver quaisquer vestígios. A prata oxida-se menos se for esfregada regularmente com um pano antioxidante. Esse pano pode ser feito em casa: mergulhe um pedaço de flanela numa mistura composta por uma chávena e meia de água, duas colheres de sopa de amónia e outra de pó de giz. Depois de seco, o pano estará pronto a ser usado. Quanto mais escuro ficar o pano, maior será a sua eficácia.

Vidro

Copos de mesa: Deve lava-los com água quente e detergente; deve deixar secar ou limpar com um pano de cozinha que não largue pêlo (misto ou de linho). Se deixar secar, pouse os copos sobre um pano seco, para evitar lascas. Os copos decorados devem ser passados rapidamente por água quente, em movimentos ascendentes e descendentes: os motivos dourados e prateados vão saindo se os copos estiverem muito tempo dentro de água ou se a água estiver muito quente. Também não devem ser lavados na máquina de lavar louça.

Frascos, garrafas ou jarros de vidro: Devem ser limpos introduzindo-lhes folhas de chá, borras de café ou uma casca de ovo triturada e vinagre. Depois deve agitar. Para remover as  manchas mais difíceis, use água quente e um pouco de amónia. Para secar mais rápido no interior passe-as por um pouco de álcool.

Cristais: lavam-se da mesma forma que os outros vidros, com água quente e detergente para louça. Passe por água quente e limpe ou deixe secar. Para puxar o brilho, passe com um pano bem seco que não largue pêlo.

Espelhos: limpam-se com um pano (ou uma camurça) embebido em água e um pouco de amónia ou vinagre, bem espremido. Também pode utilizar um produto de limpeza para vidros, mas esta opção é mais cara. Puxe o brilho com um pano que não largue pêlo (de linho ou misto).

Objectos em vidro facetado: Deve utilizar uma escova para limpar a parte talhada do vidro e passar bem por água. Não deve lavar os objectos de valor na máquina da louça.

Prateleiras de vidro: Deve esfrega-las com a metade de um limão. Depois, deve seca-las com papel de cozinha. Puxe o brilho com papel de jornal:  para ficar a brilhar.  Os riscos no vidro podem ser disfarçados se esfregar com pasta de dentes ou com um produto de limpeza para prata.

Pyrex: os utensílios de pyrex podem ser limpos com qualquer produto de limpeza,  até com palha de aço. As manchas de gordura eliminam-se com vinagre. Deve ter atenção para não colocar recipientes de pyrex frios dentro de um forno quente, pois podem se partir com a mudança brusca de temperatura.

Zinco

Limpa-se com água quente e sabão. Para fazer desaparecer as manchas deve utilizar um produto de limpeza ligeiramente abrasivo. Para puxar o brilho aos objectos de zinco, esfregue-os com vinagre ou sumo de limão misturado em água. Deixe actuar o ácido sobre o objecto a tratar, passe por água e seque.

Borracha

Para limpar artigos de borracha, utilize álcool ou água com sabão. A borracha natural deteriora-se com o calor, a luz, os tira-nódoas, o óleo mineral, a gordura, o alcatrão, a gasolina e o petróleo. Por isso, quando trabalhar com este tipo de produtos, utilize luvas de borracha sintética. Mantenha os objectos de borracha num local seco, afastados da luz. Se for necessário dobrá-los, ponha pó de talco entre as dobras.

Exemplos práticos: Guarde as mangueiras sem as dobrar ou pendure-as enroladas. Os colchões de praia e as galochas devem ser lavados antes de serem guardados. Para conservar a forma das galochas, encha-as com papel de jornal.

4 Comentários para “Limpeza de materiais diversos”

  • Sandrine diz:
    Como fasso para remover a mancha de criolina no tecido? Sandrine
    • cris diz:
      FASSO??????? Pelo amor de deus…alfabetizados são raridade mesmo.
  • João Caldeira Romão diz:
    Tenho pequenos discos de latão integrados nos gradeamentos das varandas da minha casa e tenho tido grandes dificuldades em mantê-los com o aspecto inicial, isto é, “dorados”.
    Como poderei resolver tal dificuldade?
    Os meus antecipados Agradecimentos.
  • Adorei as dicas!
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: