Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Madeira lacada ou envernizada

Este tipo de móveis deve ser limpo com um pano embebido em água e sabão, bem escorrido.  Depois enxague com um pano húmido e torcido, seque e esfregue até obter brilho. Não deve  deixar a água em contacto com a madeira durante muito tempo.

Para limpar sem usar sabão, misture três colheres de sopa de óleo de linhaça e duas colheres de sopa de aguarrás num litro de água bem quente.   É aconselhável experimentar primeiro num sítio pouco visível da madeira.

Para os móveis que estiverem muito sujos, pode aplicar em seguida uma mistura de óleo de linhaça e pó de pedra-pomes, no sentido dos veios da madeira, e terminar com óleo de linhaça puro.

Depois do tratamento, aplique óleo de cedro ou cera para móveis, mas não em demasia. Esfregue até obter brilho.

Truques úteis: Pode eliminar as manchas de água com uma mistura de óleo vegetal e cinza de cigarro. Também pode utilizar óleo vegetal e sal ou uma mistura homogénea com quantidades iguais de óleo e de vinagre. Não deixe esta solução actuar durante muito tempo,  pois o vinagre pode danificar a madeira. Por fim, puxe o brilho com um pano macio.  Para remover os riscos pequenos da madeira  esfregue com vaselina, graxa para sapatos ou um renovador próprio.

Madeira encerada

Este tipo de moveis poderão ser limpos com palha-de-aço fina,  utilizando cera um pouco mais escura  do que o tom da madeira actual. Quando a cera escura  for absorvida aplique uma cera mais clara.

Bambu ou verga

Móveis de Bambu ou verga poderão ser limpos com um pano húmido ou com um aspirador de pó que tenha um bocal mais pequeno para chegar aos recantos mais difíceis. Existem outros truques muito fáceis de aplicar para a conservação deste tipo de móveis. Por exemplo, uma vez por ano molhe este tipo de móveis com um vaporizador de plantas, ou aplique óleo de linhaça. Se quiser fazer uma limpeza mais rigorosa, utilize água e sabão com um pouco de amónia ou de sal e com a ajuda de  uma escova pequena limpe nas zonas mais difíceis. Depois seque com cuidado.  Poderá também fazer um tratamento anual com goma-laca.

Tecidos

Os móveis com revestimento de tecido acumulam muito pó e sujidade,  mesmo que não  seja muito visível.

Modo de limpeza: Aspire o pó e escove o móvel, sem esquecer qualquer recanto. Tente remover as nódoas o mais rapidamente possível, experimentando primeiro o produto a utilizar numa zona escondida do tecido.

Existem champôs especiais para os tecidos dos móveis, escovas próprias e aparelhos para a sua aplicação. Também pode fazer um preparado de limpeza caseiro: misture seis colheres de sopa de sabão em barra (raspado), meio litro de água a ferver e duas colheres de chá de amónia.  Mexa bem, até obter uma espuma consistente, e aplique com uma escova dura até o tecido estar limpo. Em seguida, esfregue com um pano limpo bem torcido ou com uma esponja embebida em água e bem espremida para tirar os restos de sabão. Deixe secar bem os móveis antes de os utilizar de novo.

Sem Comentários para “Limpeza de móveis”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: