Limpeza de Pavimentos

Chão de cortiça

Os revestimentos de cortiça para o chão são geralmente tratados na fábrica e cobertos por uma camada protectora especial, que evita manchas e reduz os danos causados pelo desgaste e por eventuais pancadas (a queda de um objecto, por exemplo). Por isso, é suficiente limpar-lhes o pó e encerá-los regularmente com uma cera apropriada.

Ladrilhos

Retire o pó com uma vassoura, esfregona ou aspirador. Depois passe a esfregona com água e detergente líquido. Se o chão estiver muito sujo, utilize água quente com bicarbonato de sódio e enxagúe bem.

Mármore

Quando o mármore esta bem estimado este requer somente a remoção do pó ou a passagem de uma pano macio e húmido. No entanto de desejar pode utilizar água e detergente Líquido e deixe secar naturalmente.

Nota: Nunca utilize produtos ácidos e/ou abrasivos, pois estes danificam o mármore. As manchas removem-se com acetona ou, em alternativa, com água oxigenada.

Soalho

A limpeza de soalho depende do tratamento que lhe foi aplicado na fábrica.

Soalho encerado: Limpe o pó com a esfregona ou com o aspirador e puxe o brilho uma vez por semana. Encere uma vez por mês, nos sítios onde se revelar necessário. Utilize um produto específico para retirar a cera. Absorva o mais rapidamente possível as gotas de água ou de outros líquidos, para evitar a formação de manchas.

Soalho envernizado: Limpe-o com um pano embebido em água e sabão e, em seguida, enxagúe com um pano molhado em água limpa

Nota: quanto mais brilhante for o verniz, mais visíveis serão os defeitos e riscos. As manchas difíceis (graxa preta, por exemplo) podem ser removidas com essência de petróleo.

Soalho pintado: Pode ser limpo com uma pequena quantidade de água com detergente liquido ou com um produto especial para limpar superfícies pintadas. Enxagúe bem e seque com um pano grosso. Em seguida, aplique uma fina camada de cera para facilitar limpezas posteriores.

Soalho sem revestimento: limpa-se com água e detergente. Tenha o cuidado de não molhar demasiado a superfície, já que isso provocaria o aparecimento de fendas. Se necessário, limpe com um produto abrasivo e enxagúe bem. Pode remover manchas de gordura com um pouco de sabão e água quente deixando actuar durante cerca de uma hora.

Soalho vitrificado: Nunca encere este tipo de soalho. A melhor forma de o limpar é aspirar ou passar com um pano húmido.

Vinil e plástico: Estas podem ser limpas com um pouco de água quente e de detergente, Em seguida, enxagúe bem.

Nota: O excesso de água pode infiltrar-se no revestimento. No entanto, pode dar brilho com cera.

Alcatifas e carpetes

Existem produtos de limpeza próprios para carpetes e alcatifas, que pode ser em pó, spray ou líquido. No entanto o modo de utilização depende como se encontra o estado da alcatifa ou carpete. No caso de esta se encontrar bastante suja o segredo é esfregar sempre muito bem nas zonas mais críticas para obter bons resultados. Para remover manchas é conveniente fazer uma experiência numa zona pouco visível da carpete ou alcatifa. Não aplique o tira-nódoas directamente, esfregue antes com água, e só depois aplique a tira – nódoas.

Nota: Nem sempre se consegue evitar que fiquem auréolas. Estas serão tanto mais visíveis quanto maior for a sujidade da superfície. Os aparelhos próprios para limpeza de carpetes são os mais aconselhados.

Linóleo

Limpe o pó com uma vassoura. Passe regularmente a esfregona em água quente e detergente líquido, bem escorrida. Depois seque com um pano ou deixe secar ao ar.

Nota: Não convém utilizar sabão alcalino ou produtos abrasivos, que podem danificar a superfície do linóleo. A limpeza mais indicada consiste em utilizar uma pequena quantidade de cera auto-briIhante e esfregar bem, de preferência com uma enceradora. O linóleo de imitação exige a mesma manutenção.




Deixar Comentário