Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Limpeza e manutenção da cozinha

Exaustor

Existem dois tipos de exaustores:

1 Exaustores de evacuação – modo de limpeza:

Limpe a superfície exterior do exaustor com água e detergente líquido, sem esquecer a parte interior da pala frontal. O exaustor de evacuação tem um filtro de fibras sintéticas que retém a gordura contida no ar absorvido e que é necessário limpar ou substituir regularmente.

2 Exaustor de recirculação – modo de limpeza:

Aproveite a substituição ou limpeza dos filtros para limpar o interior do aparelho. Esta operação não deve ser descurada, uma vez que a acumulação excessiva de gorduras constitui um risco elevado de incêndio.

Forno micro-ondas

A limpeza destes aparelhos é muito simples. Elimine os salpicos e os resíduos de comida com uma esponja húmida e limpe regularmente os rebordos da porta. Não utilize produtos abrasivos ou agressivos, nem objectos que possam riscar as paredes interiores.

Frigorífico

O frigorífico tem de ser regularmente descongelado. Este é o momento indicado para limpar as paredes interiores: depois de descongelar, passe um pano macio ou uma esponja embebida em água quente e um pouco de detergente ou sabão. Em seguida, enxugue com um pano. Limpe a junta de borracha da porta com água quente e sabão e seque-a bem. Aproveite também para limpar a superfície exterior do frigorífico, sem esquecer a parte de trás nem a parte visível do motor. Retire o pó do condensador com o aspirador ou um espanador. Se for necessário inclinar o frigorífico, espere cerca de doze horas antes de voltar a ligá-lo.

Máquina de lavar louça

Limpe regularmente a superfície exterior com um pouco de água e detergente líquido. Aproveite também para limpar os rebordos e a superfície interior da porta: é possível que contenham vestígios de comida difíceis de limpar. Não se esqueça de lavar regularmente o filtro. Existem produtos de limpeza para máquinas da louça, que são utilizados com o aparelho a funcionar vazio.

Nota: A fina camada de calcário que, por vezes, cobre a louça lavada na máquina pode ser evitada através da utilização regular de abrilhantador e sal regenerador.

Reduzir desgaste da louça:

A eventual deterioração da louça será menos acentuada se fizer uma utilização rotativa, ou seja, se todas as peças forem utilizadas por igual. É preferível lavar à mão as louças caras ou de especial valor afectivo, sobretudo se forem peças antigas. Regra geral, os metais inoxidáveis suportam bem a lavagem na máquina, desde que não entrem em contacto com outros metais

Bancada de trabalho

A maneira de proceder muda de acordo com o material de que for feita a limpeza:

- Aço inoxidável: lave a superfície com água quente e detergente líquido, enxague e seque com um pano. Pode aumentar o brilho do aço se utilizar vinagre;

- Madeira: limpe as bancadas em madeira com uma esponja embebida em água e sabão. A madeira encerada pode ser desengordurada com aguarrás, antes de ser novamente encerada; – melamina: é uma variedade de plástico muito duro que resiste bem a temperaturas elevadas, mas bastante menos aos golpes de objectos pontiagudos. Não utilize produtos abrasivos, mas apenas água quente com detergente.   

- Congelador: Limpe a superfície exterior com um pano húmido ou com um pouco de água e detergente líquido. Não utilize produtos abrasivos. Quando o gelo tiver derretido, lave as paredes com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio. Em seguida, enxague e seque com cuidado, com um pano que não largue pêlo. Volte a ligar o congelador e espere meia hora antes de introduzir os alimentos.

Azulejos

Lave regularmente os azulejos com detergente liquido ou com uma mistura de uma chávena de amónia ou vinagre em 4,5 litros de água.

Fogão

Limpe as peças esmaltadas ou de aço inoxidável com um pano molhado em água e detergente liquido. Se existirem restos de comida agarrados, amoleça-os com uma esponja embebida em água. Os bicos e as placas eléctricas limpam-se com um pano húmido, quando estão frios, Raspe os restos de comida com uma faca ou palha-de-aço e elimine os vestígios mais renitentes com um produto específico para limpeza de fornos. A água com sabão ou detergente costuma ser suficiente, mas, se a sujidade estiver muito entranhada, utilize água quente com um pouco de amónia ou de bicarbonato de sódio. Não se esqueça de enxaguar bem.

Nota: Leia as instruções de utilização do produto de limpeza para fornos e utilize luvas.

Outros truques: cobrir as paredes do forno com papel de alumínio e substituí-lo quando estiver sujo.

Sem Comentários para “Limpeza e manutenção da cozinha”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: