Manutenção de extintores

Os extintores são equipamentos de segurança essenciais para utilizar em caso de indícios de fogo. São eficazes, de fácil acesso e simples uso em momentos de emergência. Por isso, é de inegável importância que seja feita uma devida e controlada manutenção dos mesmos.

Saiba que existe um Selo de Conformidade para extintores que garante a qualidade do equipamento e das empresas especializadas na sua manutenção. Este selo deve ser trocado em todas as manutenções, devendo também ser indicada no mesmo a data da seguinte manutenção.

A manutenção de extintores também prevê dois tipos de serviço: recarga, semestral ou anual e um teste Hidroestático, que deverá ser realizado a cada cinco anos. Os extintores de gás carbónico devem ser inspecionados semestralmente e os restantes anualmente.

Como fazer a manutenção de extintores

extintorPara uma boa manutenção de extintores, devem ser verificados diversos items relativos à carga do equipamento.

À empresa que procederá com a manutenção de extintores deverá ser exigida a substituição provisória dos extintores, por forma a garantir a segurança dos edifícios, devendo a ordem de serviço ser preenchida e assinada pelo técnico responsável pela manutenção.

A troca de peças deverá estar restrita aos anéis vedantes – O-Ring. Todos os extintores que passarem por uma manutenção devem ter o anel amarelo de identificação instalado, entre a válvula e o cilindro, e devem referir a data da realização da manutenção.

Para evitar surpresas, os administradores profissionais recomendam que os condomínios contratem apenas empresas que forneçam orçamentos fechados. Isto para evitar que caso surjam imprevistos, o que poderia ser um grande problema, não hajam também aumentos significativos nos custos do condomínio.

Para uma manutenção de extintores sem imprevistos de custos, os especialistas recomendam apenas a contratação de empresas idóneas que tenham informações de registo no Inmetro e no Corpo de Bombeiros.

Aconselhamos que os orçamentos sejam sempre feitos por escrito, detalhando os serviços a prestar e produtos envolvidos. Os especialistas também recomendam a realização de um controle interno no condomínio sobre este tipo de serviços, verificando o vencimento das validades de extintores e, principalmente, a quantidade de extintores e mangueiras para a manutenção anual.

No orçamento ou proposta de manutenção de extintores, deverá estar mencionado o preço fechado, sendo que relativamente às peças, é da competência do funcionário da empresa verificá-las antes da retirada, excetuando os manómetros que podem estar visivelmente em bom estado, mas apenas apresentar defeitos com a recarga.

Desde março de 2001 que existe o Selo de Conformidade para extintores, que garante a qualidade do equipamento, bem como das empresas especializadas na manutenção de extintores.

Por fim, não se esqueça que o teste das mangueiras requer equipamento apropriado e que nunca deve ser feito no condomínio.




2 Comments

Deixar Comentário