Manutenção de fachadas

As fachadas de qualquer casa ou prédio são a primeira coisa para onde olhamos e , por isso mesmo, a sua manutenção é de extrema importância para manter a boa aparência e durabilidade.

Com todo um suporte de engenharia e arquitetura disponível, existem várias soluções rápidas e práticas para a manutenção de fachadas, sejam elas a nível da pintura, remoção e colocação de pastilhas e azulejos, emboço, aplicação de silicone e vedação, entre outras.

Seguem-se algumas orientações e informações acerca dessa mesma manutenção, que lhe podem vir a ser úteis se tiver de lidar com este fator.

 

manutenaçaofachadas

 

Hoje em dia já são algumas as empresas que aplicam estas técnicas através do Alpinismo Industrial, fornecendo uma grande qualidade de acabamento dos serviços prestados.

Mesmo aquando da manutenção de fachadas, em locais de difícil acesso, as técnicas de acesso por corda oferecem aos prestadores deste serviço as mais diversas instalações para procederem com os trabalhos, acesso a dutos de escoamento para ar condicionado, borrachas e silicone de vedação, cantoneiras de acabamento, estruturas metálicas, letreiros e mesmo para iluminações decorativas. Tudo isto poderá fazer parte de uma manutenção de fachadas, tendo em conta que irá afetar todo o aspeto exterior de um edifício.

Limpeza e manutenção

Na manutenção de fachadas, a limpeza é um ponto-chave. Pode haver necessidade de se proceder a uma limpeza com hidrojato, borrifadores em clarabóias, em estruturas metálicas, não esquecendo as estruturas metálicas.

A recuperação e manutenção de fachadas são procedimentos que devem ser realizados periodicamente, de modo a evitar possíveis transtornos e problemas de maior.

Existem, mesmo, empresas especializadas em certos procedimentos no que toca à manutenção de fachadas, nomeadamente a vedação contra água e ar, substituição de contramarco de ferro, de acessórios como trincos, puxadores, fechaduras e hastes, de esquadrias, de pedras, granitos e mármores.

De facto, a manutenção de fachadas pode ter um caráter preventivo ou corretivo, sendo que a função da manutenção é melhorar a estética do prédio ou edifício, o conforto ambiental e a própria segurança dos habitantes e transeuntes.

Contudo, a necessidade de se proceder a uma manutenção de fachadas vai mais além disto, pois também vem valorizar o imóvel e evitar acidentes causados por peças soltas ou mesmo danos resultantes da infiltração de água.

A manutenção de fachadas corretiva é feita quando o prédio já sofreu algum dano, como infiltrações ou corrosão de materiais. Também permite combinar a valorização do imóvel com o afastar de problemas, danos materiais ou mesmo pessoais.

Em regra, as empresas que procedem à manutenção de fachadas poderão prestar o serviço de vistoria das esquadrias enviando um técnico ao local e, depois, fornecendo um relatório.

Garantias

Uma das principais garantias que estas empresas de manutenção de fachadas deverão dar é a adequação dos procedimentos à própria rotina dos prédios e dos seus habitantes e utilizadores, de modo a que esses mesmos trabalhos causem os menores transtornos possíveis.

Estas empresas estão obrigadas a obedecer a rígidos padrões de segurança, pelo que muitas vezes ao procederem à manutenção de fachadas, os trabalhadores utilizam cadeirinhas externas e balancins elétricos para atingirem toda a área em questão, mesmo as de mais difícil acesso.




Deixar Comentário