Manutenção de fax

Os faxes são máquinas muito utilizadas e, por isso mesmo, também necessitam de manutenção.

Para que o fax proporcione sempre um bom desempenho, deverá ser feita uma manutenção de rotina regularmente, sendo também necessário a certificação de que se estão a utilizar os materiais necessários.

Os faxes atuais são mais avançados e melhores que os modelos antigos, o que acaba por facilitar a sua manutenção, mas não a elimina por completo. As situações de avaria mais frequente devem-se muitas vezes  ao acumular de papel. Isto poderá acontecer porque existem várias partes móveis no interior de um fax, que podem sofrer graves avarias.

Seguem-se algumas orientações básicas para a manutenção de fax e as suas avarias.

Orientações de manutenção

fax-manutençãoExistem algumas tarefas que você mesmo poderá cumprir por forma a proceder a uma devida manutenção de fax. Se tiver um fax multifuncional, também não deverá esquecer-se das outras partes, como a parte fotocopiadora, scanner e impressora.

A melhor manutenção de fax é a preventiva. Lembre-se sempre que o manual do fax pode ser um grande aliado. Confira a secção de solução de problemas, seguindo as instruções do fabricante, especialmente ao nível da manutenção.

Caso seja empresário, deverá certificar-se de que todos os seus funcionários sabem manusear adequadamente o aparelho, de modo a que aquando da manutenção do fax, esta possa ser mais facilmente realizada.

Congestionamento de papel

Uma coisa básica que poderá fazer é ajudar na redução de congestionamentos de papel. Para tal, abane as folhas com a mão antes de as colocar no fax. Isto irá evitar que os rolos puxem mais do que uma folha de cada vez. Verifique, também, se os documentos originais não têm vincos, pois também isso poderá causar congestionamento de papel no fax.

Aquando da manutenção de fax (mas isto pode ocorrer no dia-a-dia), se se deparar com um congestionamento de papel, nunca deverá rasgar o papel, deixando um resto dentro do aparelho. Também nunca use objetos afiados ou cortantes para tentar resolver um congestionamento pois estes poderão causar danos internos ao seu fax.

Lembre-se que a manutenção deve incidir nos cuidados diários de utilização do aparelho. Certifique-se que objetos como clipes, agrafos ou elásticos não estão perto do fax, pois poderão causar sérios danos se ficarem alojados no tambor do mesmo.

Substituição de toner

Um dos procedimentos mais realizados na manutenção de fax é a mudança de cartuchos de toner. Lembre-se que se trata de um produto tóxico, pelo que deverá limpar de imediato qualquer derrame. Caso contrário, as partículas poderão ficar recolhidas no interior da máquina, podendo estabelecer-se como sensor de tinta, o que irá impedir que o fax funcione devidamente.

Localização

A utilização e manutenção do fax deverá ocorrer numa sala com ar condicionado, onde existe menos humidade. Isto porque a humidade do ar poderá causar que as folhas de papel fiquem juntas, dando origem a congestionamentos.

Um outro cuidado importante para uma boa manutenção de fax diz respeito à sua instalação. Aconselhamos que opter por instalar o fax entre 6cm a um metro de distânica de uma parede, de modo a que o aparelho ventile devidamente.

Bons aliados na manutenção de fax são os kits de manutenção. Estes incluem itens como limpador de espelho e vidro, produtos de limpeza da máquina, lubrificantes, panos de limpeza, tapetes de queda de toner e mesmo luvas de proteção.




Deixar Comentário