Manutenção de panelas de ferro

As panelas de ferro são muito elogiadas pela sua elevada qualidade e capacidade de dar à comida um sabor delicioso.

Mas, este tipo de panelas também tem as suas desvantagens. Para quem faz uso de panelas de ferro, com certeza que as manchas de ferrugem já se tornaram uma realidade menos agradável.

Se já se questionou  como poderá proceder com uma eficaz manutenção de panelas de ferro, então continue a ler as nossas orientações já abaixo.

 

panelas-ferro

 

Dicas para a manutenção de panelas de ferro

Para tirar a ferrugem das suas panelas de ferro, passe sumo de limão rosa e aguarde alguns minutos. Só depois deverá enxaguar e lavar com palha-de-aço ou esponja dura com detergente.

Para uma boa manutenção e impedir que voltem a enferrujar, deverá secá-las muito bem e passar por uma chama de fogão, para se certificar de que estão completamente secas. Espere que esfrie antes de voltar a guardar.

Para facilitar a limpeza e manutenção de panelas de ferro, poderá adquirir um qualquer produto de limpar alumínios que se encontram disponíveis nos supermercados. No entanto, deverá lembrar-se de não utilizar materiais como vaselina, solventes, ácidos diluídos, querosene, lubrificantes sintéticos, benzeno, óleo mineral, pois podem danificar as panelas.

Em caso algum, quando estiver a proceder à manutenção de panelas de ferro, deverá usar material muito áspero nem lixas nos locais de mais difícil acesso ou objetos cortantes. Opte sim, por usar um pincel de cerdas macias embebido num produto “autorizado” pelo fabricante.

Alternativas caseiras

Pode limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Depois, bastará passar um pano macio. Se se vir a mãos com panelas de ferro queimadas, deverá encher a panela com água e um pouco de sal grosso e deixar atuar durante a noite.

Mas como em muitas manutenções de utensílios, pode ainda optar por simplesmente colocar a panela a ferver com água e vinagre ao lume e depois esfregar com detergente e uma esponja dura. Por fim, seque com o lume do fogão antes de as guardar, como já sugerido anteriormente.

Outra alternativa caseira: junte um ácido bem forte e Coca-Cola dentro da panela e deixe atuar durante uma hora. Deite o líquido fora e limpe com detergente e esponja dura. Se necessário repita e verá como a panela ficará limpa facilmente.

Existe, pelo menos no Brasil, um produto chamado Semorim, mas que deverá ser usado com cautela pois contém como base um ácido. Use luvas para se proteger. Uma ótima opção de manutenção de panelas de ferro passa por esfregar este produto ( em estado puro ) com o auxílio de uma esponja dura por toda a área com ferrugem. De seguida, lave a panela e ponha água e detergente a ferver dentro da panela, para neutralizar a lavagem anterior. Seque a panela e coloque óleo de cozinha de modo a cobrir apenas as superfícies internas e leve a panela ao lume até secar. De seguida, passe com um papel de cozinha e seque. Com esse mesmo papel de cozinha, passe um pouco mais de óleo de cozinha na parte externa da panela e seque-a de novo ao lume.




Deixar Comentário