Manutenção e limpeza do gravador de cassetes

Pode fazer algumas experiências simples se o gravador de cassetes deixar de funcionar. Tire a cassete, ligue e veja se o espigão que faz rodar a cassete está a trabalhar. Se estiver a girar, a fita encravou-se ou partiu-se.

Se a fita não encravou ou partiu é aconselhável fazer as seguintes verificações:

Como limpar e fazer uma manutenção preventiva

Mantenha o gravador sem pó e limpe-o uma vez por semana ou após cada 10 horas de funcionamento. Nas lojas de artigos electrónicos vendem-se estojos com instrumentos de limpeza, como uma escova, um líquido para limpar a cabeça e uma cassete de limpeza. Por vezes, a cabeça de leitura adquire unia carga magnética que também pode prejudicar a gravação. Para resolver este problema, existem à venda cassetes especiais desmagnetizadoras.

Problemas com as fitas

Guarde sempre as cassetes nas respectivas caixas, pois se ficarem fora atraem o pó, o que afecta a reprodução do som.
Se o aparelho funciona bem sem a cassete, veja se a bobina e a fita giram à vontade e se a fila não está torcida ou encravada dentro da cassete. Se a fita se encravou no gravador, corte-a e puxe uma extremidade; pode voltar a uni-la utilizando um instrumento para esse fim, à venda nas lojas da especialidade. Se a fita encravou dentro da cassete, puxe para fora a parte que ficou enrugada e coloque-a sobre uma superfície lisa e limpa; em seguida, alise as rugas com os dedos. Volte a enrolar a fita. Se esta estiver danificada, cone a parte estragada com uma lâmina de barba e volte a unir, utilizando o instrumento próprio.

Problemas eléctricos do aparelho

Verifique as ligações ao aparelho e o fio até à tomada, bem como o fusível do circuito. Ajuste ou volte a ligar os fios soltos ou partidos. Substitua um fusível queimado. Se o aparelho não trabalhar e/ou o fusível voltar a rebentar, procure um técnico.

Aparelho a pilhas

Tire as pilhas e limpe as ligações com lixa fina para melhorar os contactos. Volte a colocá-las e experimente de novo. Se não resultar, ponha pilhas novas. Se o aparelho continuar sem funcionar, procure um técnico.




2 Comments

  1. Felipe Responder
  2. SERGIO SANTOS Responder

Deixar Comentário