Passo a passo para limpar o alternador

O alternador é uma peça de grande importância no carro. Ele é responsável por transformar energia mecânica em energia elétrica, além de alimentar os sistemas e carregar a bateria. A higienização deve ser feita para fins de conservação e bom funcionamento da peça.

O alternador é composto por cinco componentes importantes: o estator (responsável por gerar corrente elétrica), o rotor (responsável pela potência da peça), a placa retificadora (responsável por transformar a corrente alternada produzida em corrente contínua), o regulador de tensão (responsável por proteger as peças alimentadas pelo alternador, evitando por exemplo picos de voltagem) e os rolamentos (responsáveis pela facilitação da rotação do eixo da peça).

É uma peça vital para o seu carro, por esse motivo, deve ser protegido e conservado com atenção especial para evitar prejuízos e/ou danos insatisfatórios.

Veja abaixo o passo a passo para limpar o alternador. E se ainda restar alguma dúvida, procure um mecânico ou um especialista.

Como fazer a limpeza do alternador

  • 1º Passo: O primeiro passo é retirar a peça do carro. Isso é importante para que toda a sujeira que houver no alternador seja retirada e não se mova para outras peças do motor, e torne todo o trabalho em vão. Depois de tirar o alternador do carro, desmonte-o cuidadosamente para realizar uma limpeza completa.
  • 2º Passo: Comece a limpeza retirando a poeira utilizando um pincel ou um jato de ar. Dê mais atenção para as partes mais detalhadas que podem abrigar mais sujeira e pó. O jato de ar retira a maior parte da sujeira e pode ser uma solução mais rápida se você está com pouco tempo.
  • 3º Passo: Este é o momento em que você deve verificar o estado de algumas peças e se necessário trocá-las. Verifique principalmente os rolamentos e as polias. Essas peças originais duram no máximo 60mil km.
  • 4º Passo: O jato de ar provavelmente irá tirar boa parte da sujeira do alternador. Mas para retirar de vez todo o pó será necessário a utilização de um pano úmido com thinner. O thinner dá um acabamento perfeito para o alternador, deixando-o com uma aparência de novo. Mas lembre-se de verificar antes se o alternador está pintado. O thinner danifica a pintura, além de algumas peças plásticas. Cuidado!
  • 5º Passo: Outra solução seria o álcool isopropílico. Este tipo de álcool é próprio para objetos elétricos, isso por que ele não possui água em sua composição e não fica por muito tempo no objeto, ou seja, ele é de rápida evaporação. Isso é muito importante, por que o único problema para a utilização de água na limpeza do alternador é por que a mesma demora muito tempo para evaporar e isso pode danificar a peça.
  • 6º Passo: Por fim, deixe a peça secar, lubrifique os rolamentos, remonte-a e coloque-a de volta no carro.



Deixar Comentário