Plantar árvores cítricas no jardim ou quintal

As árvores de fruto, especialmente as cítricas são muito simples de plantar, sendo indicadas até para os principiantes nestas andanças. Com diferentes formatos e bonitos rebentos,estas árvores podem tornar-se também em elementos decorativos que dão encanto a qualquer jardim.

Dão-se bem em climas quentes, mas mesmo que não seja o caso, existem espécies que conseguirá manter no jardim ou quintal, desde que tenha alguns cuidados essenciais.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas de como plantar árvores cítricas e dar mais encanto ao seu jardim ou quintal.

 

 

  • Em primeiro lugar, é importante decidir qual será o local mais apropriado para plantar as árvores de fruto. Deve ser um local bem iluminado pelo sol e com algum calor. O solo também precisa de ser de boa qualidade e ter uma excelente drenagem, para que a árvore receba todos os nutrientes essenciais ao seu crescimento.  Evite fazer a plantação no meio do jardim ou quintal.
  • Escolha uma árvore que seja a mais indicada para o clima e para o espaço que tem disponível para fazer a plantação. Aconselhamos que adquira árvores próprias para plantação, com um ano ou, máximo dois, de idade. Pergunte no local de venda qual a árvore que se adapta melhor ao clima em que pretende plantá-la. No caso de ter pouco espaço disponível, poderá optar por adquirir uma árvore cítrica anã, pois este tipo de árvores também consegue produzir frutos.
  • Depois de escolhido o lugar e a variedade de árvore adequada, é altura de fazer a plantação propriamente dita. Comece por cavar um buraco, de pelo menos 1 metro de profundidade e 1 metro de diâmetro, para que as raízes da árvore se possam desenvolver sem dificuldade. Para uma árvore anã, escolha um vaso grande de pelo menos 60 cm de diâmetro.
  • Não deve voltar a usar a terra que cavou para a plantação. Use a que está apenas à superfície, pois não tem parasitas e tem melhor drenagem. O ideal é que faça uma mistura com a terra que está à superfície e terra com estrume ou um bom adubo. Crie um monte de terra no meio do buraco para segurar as raízes da muda no mesmo nível do solo ou ligeiramente acima dele. No caso da plantação de uma árvore anã em vaso, use terra para vasos. Em ambos os casos poderá utilizar fertilizante próprio para árvores cítricas, que irá facilmente encontrar à venda em qualquer loja de jardinagem.
  • Coloque uma camada de serradura sobre toda a área das raízes da árvore. Esta dica simples irá ajudar a manter a humidade e água, evitando ao mesmo tempo o aparecimento e proliferação de ervas daninhas.
  • Para que se mantenha o porte erecto, e o pequeno tronco não se deforme, depois de concluída a plantação, é necessário colocar um pequeno tutor preso à planta e atado com fio plástico, que tem a particularidade, de dilatar em função do engrossamento da árvore, evitando pequenos estrangulamentos.
  • A rega deve ser feita pelo menos uma vez por semana, até que a árvore fique bem fixa. Em árvores maduras as regas devem manter-se regulares, não só para sobrevivência da planta, mas também porque a fruta acaba por ficar mais gostosa.
  • Ocasionalmente é necessário alguma manutenção nas árvores cítricas. Pode-as de vez em quando, principalmente para remover ramos que possam crescer a partir da raiz. Pode a folhagem que estiver muito densa, para promover a circulação de ar e disponibilidade de luz.



2 Comments

  1. maria clara Responder

Deixar Comentário