Plantas de interior – Fetos

Cultivo interior e exterior de fetos

De uma maneira geral o cultivo de fetos é fácil exigindo poucas preocupações. Os fetos exóticos e sensíveis, vindos de climas  húmidos e tropicais devem ser cultivados no interior. Os fetos habituados a condições climatéricas temperadas, como a avenca dão se bem no exterior.

Fetos de interior

Estes fetos devem ser salvaguardados da exposição directa ao sol. Para que o seu desenvolvimento seja favorável coloque-os numa divisão com luz solar filtrada e com uma temperatura amena. Quando começarem a crescer, faça a sua rega regularmente para que as raízes permaneçam húmidas. A rega deve ser equilibrada de modo a não encharcar demasiado o feto.

Cultivo ao ar livre

A melhor altura para plantar os fetos de exterior é na época outonal ou então na Primavera. O local para o cultivo dos fetos deve ser protegido do vento e longe do alcance dos raios solares. Se o feto escolhido for as avencas deve escolher um locar com muita sombra e com alguma humidade.  Para a sua plantação adicione juntamente com a terra turfa e abundante terriço de folhas ou o chamado composto. Finalizada a plantação coloque por cima da terra mais terriço de folhas ou composto. Regue abundantemente.

Como reenvasar

A altura certa para mudar os fetos para um vaso maior surge quando as raízes crescem ficando de fora do actual vaso. Para reenvasar vire o vaso parea baixo de modo a que a terra caia e o feto se solte. Mude então o feto para um vaso maior e acrescente-lhe uma mistura de 2 partes de com-posto esterilizado, 2 partes de turfa ou terriço de folhas, 1 parte de areia grossa ou perlite e um pouco de carvão vegetal. Existem fetos como as avencas, que podem ser cultivadas em cestos pendentes. Para ajudar humedecer a  atmosfera ao redor do feto ponha por baixo do vaso, numa altura com 15 cm de distância, um tabuleiro com água ou seixos molhados para humedecer a atmosfera.

Como adubar

Para que o seu feto se desenvolva e cresça saudável deve adubá-lo a cada 30 dias. Utilize adubos orgânicos azotados, mas quando fizer a solução, faça uma solução de adubo mais fraca do que a recomendada. No verão quando estiver mais calor e a temperatura do interior do compartimento atingir mais de 20ºC, deve pulverizar as folhas dos fetos já crescidos com um pouco de água. Ao pulverizar mantenha uma distância de 60 cm da planta.
Na época fria regue esporadicamente. A nova rega só deve ser feita quando a terra do vaso  estiver seca.

Pragas

Verifique regularmente a saúde dos seus fetos.Este tipo de plantas por vezes são atacadas por algumas pragas como afídios e cochonilhas.




Deixar Comentário