PONTOS DE TAPEÇARIA – Como fazer o ponto corrente

Muitos são os que julgam o ponto corrente, de tapeçaria, o mais complexo de se fazer, mas o facto é que se trata de um trabalho muito singular.

O ponto assemelha-se a isso mesmo, uma corrente. Este vai garantir mais segurança para a peça final e uma maior capacidade de duração.

Como fazer

Saber como fazer o ponto corrente implica utilizar um método de movimento contínuo, inserindo a agulha na frente da tela e dobrando-a ligeiramente para trazer a agulha de volta para a frente, no ponto certo. Seja novata ou uma perita em tapeçarias, um projeto de tapeçaria fica sempre melhor se usar fios e lonas de alta qualidade.

O ponto corrente seja sozinho, numa carreira de duas ou três ou mesmo compondo trabalhos é igualmente útil, mesmo em trabalhos que usem mais pontos, como o bordado Maiorquino.

  • ponto-correnteEnfie a agulha de baixo para cima, que é onde se vai iniciar o bordado. Puxe toda a linha e segure-a para dar tensão ao ponto. A linha deverá passar por baixo do dedo, fazendo uma curva em frente ao lugar que está a ser bordado o risco da folha.
  • Em seguida, enfie a agulha no mesmo lugar onde saiu a linha que está a segurar, sendo que deverá surgir a ponta um pouco mais à frente, sempre a seguir o risco do desenho. A distância entre onde a agulha entrou e onde saiu será a medida, ou seja, o tamanho do Ponto Corrente, que deverá ser igual em todos os pontos. Além disto, a tensão do ponto também vai dar uniformidade à sua tapeçaria ou bordado. A linha deverá continuar a dar uma volta em frente ao risco.
  • O próximo passo é puxar a agulha devagar, sendo que a linha que fazia volta em frente ao risco ir fechar como que um elo. Saiba que não deverá apertar muito para que o elo não perca a sua forma.
  • Segure a linha de novo para continuar com a tensão do ponto e enfiar a agulha dentro do elo que formou, saindo sempre um pouco mais à frente, na mesma distância do ponto anterior. Puxe de novo a linha, mas com cuidado, para não apertar a laçada que se formou. Repita novamente o passo em que enfia a agulha dentro do último elo feito.

Agora já sabe como fazer o ponto corrente, pois a partir daqui será só repetir os elos. Não perca a oportunidade de pesquisar trabalhos feitos e aprender com eles, nem muito menos de puxar pela sua criatividade e dar-lhe asas para voar.




Deixar Comentário