Pratos de vidro decorados

O verão e temperaturas agradáveis são sempre a ocasião perfeita para poder dar as suas pequenas festas ou receber os seus amigos e familiares em grande estilo.

Por isso, porque não aproveitar os quentes dias desta estação para receber com estilo e muita sofisticação num jantar alegre e delicioso?

Como sabemos, uma parte importante de bem receber é a decoração do espaço, sendo que no caso das refeições, a decoração adequada da mesa é de extrema importância.

Sugerimos que opte, por exemplo, por decorar a mesa com pratos entalhados em vidro com pequenos mosaicos de vidro e gravações etéreas. Os entalhes de vidro funcionam como marcadores para um serviço de jantar.

Segue-se o passo a passo para fazer pratos de vidro decorados.

 

Picture 616

 

Passo a passo

O que vai precisar:

  • Dremel® Engraver com Ponta de gravar diamantada 9929
  • Dremel® VersaFlame™
  • Mosaicos de vidro 20 x 10 mm
  • Fita adesiva de folha de cobre com 3/16”
  • Solda com fluxo
  • Cola de vidro
  • Pratos entalhados de vidro

Como fazer:

Aconselhamos que opte por escolher pratos cujo bordo esteja bem definido. Se criar uma borda decorativa pelo contorno exterior do rebordo, os motivos decorados ficarão à vista quando se utiliza o entalhe. Pode também aplicar alguns pequenos mosaicos de vidro coloridos numa fila, gravando posteriormente (se assim o desejar) a decoração no rebordo.

Passo 1

Para decorar um prato entalhado com o diâmetro aproximado de 30 centímetros, comece por aplicar a fita adesiva de cobre em torno do rebordo de cerca de quarenta mosaicos com 20 x 10 mm. De seguida, coloque duas tiras de fita de cobre à volta do rebordo do prato. Deverá deixar um espaço de 20 mm entre cada tira (como se poderá ver na imagem abaixo. Com uma faca ou uma colher tente alisar a fita para que fique bem fixa.  Depois é altura de aplicar os mosaicos em volta de todo o prato.  Os mosaicos devem ser colocados entre as fitas, tocando as extremidades superiores e inferiores das mesmas. O espaçamento entre os mesmo é feito conforme o seu gosto. Coloque o prato ao sol para secar a cola.

 

Picture 752

 

Passo 2

Com recurso ao Versaflame e bico de soldar, solde cada mosaico ao prato. A soldadura deverá ser feita em volta de cada mosaico e duas vezes em torno de cada friso, de modo a cobrir a fita de cobre. Este processo é simples, confira a imagem abaixo.

Se precisar de alisar a solda, sugerimos que utilize uma chama pequena na zona irregular. Contudo, evite sobreaquecer a solda ou vidro.

 

Picture 765

 

Passo 3

Com a ajuda da Dremel Engraver grave linhas entre os mosaicos (como mostra a imagem abaixo). A gravação deve ser feita dentro dos rebordos. Outra sugestão é optar por gravar no rebordo do prato por baixo do friso dos mosaicos criando os seus próprios motivos.

 

Picture 774

 

Como vê, é muito simples elaborar pratos de vidro decorados. Experimente!




Deixar Comentário