Preparação para pintar

Preparar as paredes que vai pintar é uma etapa importante do processo de pintura, pois irá terminar com um acabamento mais profissional e perfeito.

Demore o tempo que precisar para preparar a área envolvente à pintura, assim como a parede propriamente dita, pois desta forma garante melhores resultados.

Segue-se uma pequena lista de alguns pormenores a ter em conta.

Passo 1 – Remover tudo o que não é necessário

Se possível, tire todos os móveis que estão no interior da divisão a ser pintada. No caso de peças muito grandes que não podem ser removidas da divisão, então junte-as todas no centro da sala e cubra-as com um plástico ou pano protetor. Desta forma irá evitar danos de tinta no mobiliário ou acessórios decorativos.

Passo 2- Proteger as tomadas e elementos eléctricos

Proteja tomadas, interruptores e outros elementos eléctricos. Se puder removê-los é o ideal, pois a pintura vai ficar mais perfeita do que se lhes colocar apenas fita protetora à volta. Dependendo da área a pintar, também pode ser aconselhável retirar maçanetas, dobradiças e puxadores.

 

 

3 – Identificar as áreas danificadas

Analise cuidadosamente a divisão. Olhe para as paredes e perceba quais as áreas danificadas ou com sujidade que precisam de ser recuperadas. Lembre-se que uma superfície limpa e bem preparada vai fazer toda a diferença depois no resultado final. Tape buracos com betume, lixe as paredes rugosas e limpe bem todas as superfícies, inclusive, áreas normalmente esquecidas como é o caso dos tetos e cantos.

 

 

Passo 4 – Reparação de cantos

Para reparar um canto externo pregue uma barra de madeira junto a um dos rebordos e betume junto a esta. Retire a barra de madeira depois do betume secar.  No final lixe suavemente para que fique a parede totalmente lisa e uniforme.

Passa 5 – Proteção de acessórios de parede

Para proteger os acessórios de parede, como por exemplo um candeeiro de aplique, dos salpicos de tinta, tape-o com um pouco de fita ou com um saco de plástico preso com um cordel. Retire sempre a lâmpada, pois se se acender pode aquecer demasiado e provocar um incêndio.

 

 

Passo 6 -Pintar a parede

Na maioria dos casos, pintar as paredes de uma divisão irá demorar todo o dia, dependendo do número de demãos necessária para uma cobertura perfeita, assim como do tempo que irá precisar para preparar todos os elementos e proteções.

No caso uma sala grande, por exemplo, poderá precisar de diversas latas de tinta. Por isso, deite-as todas para dentro de um balde  grande e misture-as para ocultar as diferenças de cor. Use um balde com uma tampa hermética para armazenamento.

 




2 Comments

Deixar Comentário