Reaproveitar! Dê nova vida aos seus cortinados

Se tem cortinados velhos lá por casa ou se gostava apenas de lhes dar um pouco mais de graça, então confira as nossas próximas dicas.

Embora possa comprar cortinados novos, a verdade é que há imensas maneiras de adaptar e remendar os que já possui em casa.

Abaixo ficam algumas dicas para reaproveitar e renovar os cortinados.

Confira-as!

Mais económico

  • cortinados5Pode reaproveitar cortinados velhos ao dar-lhes nova vida. Por exemplo, compre algumas fitas ou vivos e coloque-os nas bainhas. Vão ganhar muito mais cor e interesse, a um custo muito baixo.
  • Reaproveite os cortinados velhos de outras divisões da casa. Por exemplo, pode encurtar um cortinado ou acrescentar comprimento, cosendo em redor tecido novo. Para além de ficar diferente, irá também ficar muito mais divertido.
  • Outra opção é comprar em segunda mão. Esta é das opções mais económicas, pois poderá adquirir cortinados de bons tecidos e cortes a um preço muito mais simpático. É provável que tenha de ajustar o tamanho ou largura do cortinado, mas esta é uma tarefa simples que poderá fazer você mesmo ou com recurso a uma costureira profissional.
  • Coloque franjas nos varões ou no fundo dos cortinados. Pode utilizar franjas novas ou reaproveitar sobras de tiras ou vivos colando-as com cola para tecidos.
  • Um velho lençol pode ser usado para criar um cortinado. Pregue o lençol ao topo do caixilho da janela com pregos grandes. Componha o drapeado e puxe para um dos lados da janela com outro prego usado como embrace.
  • Outros materiais que poderá utilizar para reaproveitar tecidos são a juta, cobertores ou tapetes.  Por exemplo, no caso da juta, poderá criar uma cortina bem rústica. Basta que cosa algumas sacas de juta, de modo a conseguir ter um “tecido” para fazer os cortinados.
  • Se quiser cortinados únicos e super criativos, então sugerimos o uso de aplicações. Por exemplo, poderá recordar diversas formas em tecidos de cor diferente do cortinado e cola-las com cola própria para tecidos. Tenha o cuidado de escolher tecido que não desfie, como é o caso do feltro, ou terá de rematar os rebordos. À venda também poderá facilmente encontrar formas e aplicações já preparadas para o efeito. Escolha-as de acordo com o tema e cor da divisão e cortinado.
  • Pode ainda decorar os cortinados com tinta para tecidos. Com uma caneta própria para a tarefa pode desenhar formas, linhas ou desenhos à sua escolha. As folhas de árvore e flores são figuras muito elegantes e fáceis de desenhar.



Deixar Comentário