Refechamento de juntas

Acabamentos com argamassa

Assim como o concreto, as argamassas também se apresentam em estado plástico nas primeiras horas de confecção, e endurecem com o tempo, ganhando resistência, resiliência e durabilidade. São empregadas com as seguintes finalidades:

  • Assentar tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmicas e tacos de madeira;
  • Refechamento de juntas;
  • Impermeabilizar superfícies;
  • Regularizar (tapar buracos, eliminar ondulações, nivelar e aprumar) paredes, pisos e tectos;
  • Dar acabamento às superfícies (liso, áspero, rugoso, texturizado, etc.).

Preparação da argamassa

Na preparação da argamassa, os sacos deverão ser abertos, imediatamente, antes da sua aplicação e utilizando todo o seu conteúdo, se possível.

Em seguida deverá colocar-se na betoneira aproximadamente 75% da água de amassadura, e adicionar o produto de forma contínua, de modo a evitar a formação de grumos. A mistura deverá realizar-se durante, aproximadamente, 3 minutos, juntando em seguida a água restante, até se atingir a consistência desejada, mexendo durante mais 3 minutos. A mistura deverá deixar-se repousar durante, aproximadamente, 10 a 15 minutos antes de aplicar.

 A aplicação deverá ser efectuada com colher de pedreiro ou talocha metálica, dependendo do tipo de acabamento a realizar. Não se deverá aplicar a argamassa a temperatura inferior a 5ºC. Em caso de temperatura elevada (30ºC) será necessário aplicar a argamassa imediatamente após a sua preparação.

Uma das tarefas finais na aplicação de azulejos é o preenchimento dos espaços entre os azulejos com argamassa. Existem alguns passos a seguir para completar essa tarefa.

Passo 1- Assim que estejam colocados os azulejos terá de dar algum tempo para que a cola seque. O tempo de espera normalmente consiste em 24 horas de descanso antes de aplicar a argamassa.

Passo 2- A escolha do tipo de argamassa vai depender onde estão colocados os azulejos ou seja na cozinha e casa de banho o ideal é utilizar argamassa impermeabilizada. Existe também outros tipos de argamassa que pode funcionar bem dependendo do local a impermeabilizar

Passo 3 – Aplique a argamassa com um rodo de borracha ou com uma esponja húmida, enchendo bem as juntas dos azulejos. Cubra com argamassa uma área com cerca de um metro quadrado de cada vez.

Passo 4 – Deixe a argamassa secar, depois limpe os azulejos com uma esponja húmida. Finalmente, pode polir com um pano para ter um acabamento mais brilhante.  

Nota: Não deixe a argamassa secar na superfície dos azulejos, porque será de difícil remoção. A medida que trabalha, limpe o excesso com um pano húmido. Se preferir um acabamento côncavo na argamassa, passe cuidadosamente com uma cavilha ou um modelador de argamassa em cada junta.

Branqueadores de argamassa

Se a argamassa fica manchada, existem produtos branqueadores com que se pinta simplesmente por cima para criar novas linhas de argamassa brancas. A argamassa colorida pode ficar muito pesada, especialmente entre azulejos brancos. No entanto, algumas não são adequadas para utilizar em cima de argamassa impermeabilizada. Verifique sempre as instruções do fabricante.

A temperatura da massa influencia muito no tempo que a mesma leva para endurecer. Quanto mais quente, mais rapidamente vai endurecer.
Quanto mais rápido a massa endurece, menos tempo útil teremos para aplicá-la e mais perigo corremos da massa secar, sem a água suficiente para alcançar a resistência necessária.

Nota: A temperatura da massa não deve ultrapassar a temperatura de 30 graus centígrados.

Factores que influenciam para a massa ficar quente demais:

– Areia quente;
– Água na dorna (tambor) aquecida pelo sol;
– Sacos de cimento estacados ao ar livre, em pleno sol;
– Masseiro quente;
– A própria massa exposta ao sol.




Deixar Comentário