Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Regulação do carburador e da Marcha Lenta

A regulagem dos débitos de gasolina através os diversos circuitos assim como os calibres de ar são determinados pelos orifícios calibrados. Não se recomenda a substituição desses calibres por outros de maior diâmetro ou o alargamento dos mesmos com a finalidade de aumentar o fluxo de gasolina e a consequente força do motor, pois o consumo de combustível aumentará de modo desproporcional.
A única regulagem que o carburador requer eventualmente é a da marcha-lenta, muito simples de ser executada.

Regulagem da marcha-lenta

Neste ajuste o motor deve estar funcionando a temperatura normal de trabalho e a regulagem se faz por meio de 2 parafusos: o da velocidade, situado na parte externa, na ligação do comando da borboleta, e o da mistura, localizado na parte inferior do carburador.
Torce-se o regulador da mistura levemente até que fique assentado, sem ser forçado, a fim de não danificar sua ponta e a partir desse ponto destorce-se o regulador 1 1/2 voltas. Tenta-se depois por motor em funcionamento. Se não se conseguir, destorce-se o parafuso um pouco mais.
Atua-se então sobre o parafuso regulador da velocidade até que se obtenha uma velocidade satisfatória. Se preciso, atua-se novamente sobre o regulador da mistura até que o motor funcione regularmente, sem trancos e de modo uniforme.
A marcha-lenta estará bem regulada se, ao se calcar o acelerador e soltá-lo em seguida, o motor continua funcionando normalmente.
Se não se consegue um funcionamento regular do motor, deve-se pesquisar outras causas de funcionamento irregular, já que este está na dependência também de outros fatores. As causas de mau funcionamento na marcha-lenta e que também se refletirão no desempenho, são as seguintes: velas em mau estado, sujas e descalibradas; cabos e fios do sistema de ignição em mau estado; platinados sujos e descalibrados; faísca fora de tempo; ligações frouxas, condensador estragado; bobina defeituosa; desigualdade de compressão entre os cilindros proveniente de válvulas sujas, queimadas, mal reguladas; porcas do cabeçote ou velas mal apertadas; juntas estragadas; anéis de segmento partidos ou gastos.
Como causas mais remotas, pode-se citar o excesso de pressão da bomba de gasolina ou vedação defeituosa da agulha da cuba de nível constante, provocando inundação do carburador e obstrução parcial do calibre do pulverizador de marcha-lenta.

17 Comentários para “Regulação do carburador e da Marcha Lenta”

  • HAMILTON MARTA PAULO diz:
    OLÁ. GOSTEI BASTANTE DAS DICAS. QUERIA FAZER UMA PERGUNTA: É COMUM NO FUSCA, 1500, 1974, ALTERNADOR EM VEZ DE DÍNAMO E NÃO FUNCIONA COM PLATINADO, QUE, APÓS ANDAR UM POUCO, CERCA DE 30 MINUTOS, A LUZ VERDE DO ÓLEO ACENDE SEMPRE QUE O CARRO PÁRA OU DIMINUI A ACELARAÇÃO, COMO NO SEMÁFORO, POR EXEMPLO E, LOGO APÓS EU ACELERAR OU POR O CARRO EM MARCHA ELA APAGA, ATÉ ACENDER NOVAMENTE QUANDO O CARRO PÁRA OU DIMUNUI A ACELARAÇÃO. JÁ TROQUEI O ÓLEO, A PENEIRA, A TAMPA DO CART, REGULEI A MOLA DA BOMBA, QUE SEGUNDO O MECÂNICO TÁ BOA PORQUE ELE TESTOU, TAMBÉM NÃO PROBLEMA DAS BRONZINAS. TEM ALGUMA RECOMENDAÇÃO PARA FAZER OU POSSE DEIXAR ASSIM MESMO QUE NÃO TRÁS PEJUÍZO? O OUTRO FUSCA QUE EU TENHO NUCA DEU ESSE PROBLEMA, ELE É A DÍNAMO.
    • felipemecanico diz:
      confira a regulagem da marcha lenta pois se o seu carro estiver muito lento , é normal da luz de oleo ficar acessa!!!!!!!
  • emurf diz:
    cara me ajuda.tem um fusca 78 1600 dois carburador ta me deixando louco,eu ando muito pouco no fusca qdo ando nele esta muito desregulado,ai o mecanico troca vela ai vai,tem vez que fusca demora passar dos 80km,qdo esta regulado ja coloquei nele seu 130km,
    • cezar noronha diz:
      vc tem que trocar o gicle que no seu deve ser o 0,5 vc que economiza a gazolina mas o carro nao rende tem que colocar 1,0 o carro vai gastar mais pois em compensaçao ele vira uma bala o
  • MAXIMIANO diz:
    OBRIGADO PELA EFICIENCIA E O ENTENDINDIMENTO OK
  • J. Bazalia diz:
    O carburador que tenho é do chevete junior solex brosol simples já fiz o que pude até em mecanico já levei e nada pode me ajudar obrigado.
    • wellington diz:
      quer trocar por um solex H32/34, É DO 1.4
  • Vinicius diz:
    E ai blz, sobre regular a lenta até tah tranquilo, mas gostaria de saber se eu deixar a abertura do regulador de mistura em 2 voltas o carro ganha em potencia?? e se eu deixar em 1 volta ganha em economia??

    Favor responder pelo email se puder tenho um chevette 1981 abraço

  • gustavo diz:
    ola tudo bem meu avo tem um chevette junior que tem um carburador do dl meu primo ja tentou regular e nao pega a lenta de jeito nenhum
  • jocival diz:
    eu linpei meu caburador chevette 83 guando eu acerelo muito ele q morre eu acho q esta ingetando pouco alcool nao consigo subi morro com ele e nem passa de 40 km
  • meu fusca esta com um problema acho que é no carburador pq ele pega na partida mais do nada ele morrre oque sera que é
  • meu chevette o motor gira mais nao fuciona de tanto tentar desgaregou a bateria o que eu fazo?
  • alexsandro maia diz:
    caro amigo o meu chevete é alcool ,so que ele esta bebendo muito oque eu faço ,ele é carburador solex simples ,qual o numero do gigle que eu boto amigo?
  • caro amigo o meu carburador é solex simples do meu chevete com motor 1.6 alcool , so que estar bebendo muito oque eu faço para ele ficar economico ?
  • jose ronaldi diz:
    tenho uma roçadeira still ela nao quer pegar semi nova tem corrente na vela pode ser a vela ou o caburador algem pode me ajudar
  • Vitor Reis diz:
    Boa Tarde, cara, eu tenho um chevette DL 1.6 ano 1992 e ele esta fazendo 4 por litro, ja levei em duas mecanicas renomadas em questao de carburadores aqui em minha cidade e nunca resolvem o problema. o que fazer ?
  • anderson da silva Mchado diz:
    meu fusca e 1300,eu fiz limpeza no carburador e coloquei juntas boia tudo novo mexi no parafuso de mistura e coloquei mais e menos no ponto e quando ando com ele a bobina marflex esquenta ele fica ruin de pegar e quando pega o motor gira como tivesse batendo e falhando e solta uma fumaca branca como tivesse fundido o motor e depois gira normal sem soltar fumaca branca eu quero saber o que pode estar provocando esses problema deus abencoe quem responder a pergunta
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: