Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Remoção de caruncho e fungos

Saiba quais são as verdadeiras causas do aparecimento de caruncho e fungos na sua casa

Fungo da madeira húmida

Os fungos que causam a podridão adoram humidade, condições húmidas, e têm um gosto particular por resinas e silicones em madeiras sem tratamento. No entanto, as estrias cinzentas são suficientemente finas para penetrarem na alvenaria, o que significa que se podem espalhar rapidamente de divisão em divisão. Se não for eliminado, este fungo destrói soalhos, portas e rodapés e infecta estuques e tectos. Inicialmente, manifesta-se como um pó castanho-avermelhado, mas, em poucos dias, os esporos transformam-se em fungos que parecem cogumelos virados ao contrário e também deitam um cheiro bafiento. Esta é a fase final de germinação, altura em que o fungo já estará a produzir milhões de esporos para infectar as áreas circundantes. Eliminar fungos é um trabalho que deve ser confiado a um especialista, uma vez que o problema pode voltar se não for tratado adequadamente. Certifique-se de que escolhe uma empresa reputada que ofereça uma garantia de seguro.   

Sugestões práticas

Muitos dos químicos usados para tratar o caruncho e o fungo da madeira húmida são inflamáveis ou tóxicos, criando vapores fortes que duram uma semana. Isto significa tomar medidas de precaução durante pelo menos dois dias após o tratamento.

Verifique regularmente as canalizações, especialmente debaixo das banheiras e chuveiros e no telhado.

Podridão húmida

A podridão húmida desenvolve-se na madeira mais húmida e aparece frequentemente em locais onde a madeira está perto do chão ou perto de canalizações com fugas e em madeiras onde a camada protectora de tinta desapareceu. Os rodapés podem também ser afectados quando os silhares impermeáveis são defeituosos ou não existem. A podridão húmida pode dever-se a grande número de espécies de fungos, mas a mais comum consiste em estrias castanhas ou pretos que aparecem na superfície, provocando rachas na madeira e por fim a sua desintegração. A madeira afectada tem tendência a parecer mais escura do que a madeira saudável e esponjosa ao tacto. Depois de a causa das condições de humidade que provocaram o problema ter sido eliminada, os fungos da podridão húmida morrem. Trate as zonas mais pequenas, como os caixilhos das janelas, com uma solução endurecedora de madeira e insira pastilhas de produtos de preservação em furos feitos na madeira para evitar que o problema reapareça. Em zonas onde os danos são graves, a madeira afectada deve ser retirada e substituída.   

Caruncho

Este afecta principalmente a madeira estrutural, como as madeiras do telhado, das escadas, soalhos e traves e partes desprotegidas da mobília, como as bases das gavetas e a parte de trás dos armários. Também ataca o contraplacado de madeira e a verga. A ameaça mais comum é o escaravelho da madeira, cujas larvas criam pequenas galerias de 1 a 2 mm de diâmetro. Os furos de maiores dimensões são provocados pelas larvas dos escaravelhos, que preferem a madeira mole e criam galerias de 3 a 6 mm de diâmetro, e as larvas de besouro, que fazem perfurações substanciais nas madeiras estruturais.

É possível conseguir a remoção de caruncho na mobília e os surtos localizados em madeiras estruturais com um produto de tratamento de caruncho, mas, se a madeira estiver a desagregar-se, a única solução é remover e substituir as áreas afectadas. O produto de tratamento para caruncho não penetra em superfícies polidas, por isso trate as fendas com um spray ou com um aplicador próprio. As perfurações encontram-se ligadas por uma série de túneis, por isso só terá de aplicar o produto de 75 em 75 mm. Deixe a madeira secar durante pelo menos 24 horas e depois retire o excesso. Contrate um profissional para lidar com uma infestação em grande escala ou caso tenha comprometido a robustez das madeiras estruturais.

 Como prevenir

- Proteja a madeira que não está pintada com insecticida, por exemplo as extremidades superiores e inferiores das portas.

- Inspeccione toda a mobília em segunda-mão antes de a comprar e trate-a com um produto para o caruncho antes de a trazer para casa, quer mostre ou não sinais de infestação.

 

10 Comentários para “Remoção de caruncho e fungos”

  • cristiane diz:

    como remover caruncho em roupas coloridas

  • Rosiene Ferreira da Costa Inácio diz:

    Pois eh…tb quero saber Cristiane!

  • TERESINHA ARGENTE diz:

    NÃO É UM COMENTÁRIO É UM PEDIDO, COMO TIRAR MANCHAS DE CARUNCHO EM ROUPAS?. BJS. TETÊ.

  • keilla diz:

    coloque a roupa de molho no vinagre

  • sonia diz:

    como tirar caruncho de roupas

  • Leticia diz:

    Como tirar o caruncho do papel de parede?

  • aaaaaaaaaaaaaaaaa

  • não sei como combater o caruncho do meu guarda-roupa…

  • José Augusto Pinha e Pereira diz:

    Como eliminar o caruncho de uma casa já muito antiga co águas furtadas?

  • ELIZABETH diz:

    COMO FAÇO PARA TIRA UMA MANCHA DE CARUNCHO DA BLUSA AMARELA
    AGRADEÇO DESDE DE JÁ.BEIJOS A TODOS.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: