Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Reparação de corrimão de madeira e balaútres

Corrimão e balaústre

O corrimão é uma peça normalmente feita de madeira que acompanha  os lanços das escadas para apoio da mão. O balaustre é uma coluna ou um pequeno pilar que sustenta o corrimão.

Como reparar um corrimão de madeira

Pode comprar uma moldura de corrimão para reparar uma secção partida, mas precisa de parafusos especiais para unir as secções. Estes passam através dos orifícios feitos nas extremidades do novo e do antigo corrimão, ambos cortados a direito, e necessita de cavidades para ser cortado de modo a receber as porcas correspondentes ao parafuso. Devem ser feitos outros dois orifícios para cavilhas, que vão impedir que o corrimão gire em volta do parafuso. Para os colocar correctamente, faça os orifícios numa extremidade usando uma broca de madeira e coloque pontos centrais nos orifícios para que as suas posições possam ser transferidas para a outra parte.

Notas importantes

• Para reparar uma fractura num balaústre, faça primeiro um orifício de io mm no centro de uma das secções sólidas. Depois, faça um corte em ângulo recto através do balaústre, usando a lâmina de serra mais fina que puder encontrar, como um serrote para metais, para retirar uma porção do balaústre. Cole este ao outro pedaço partido e deixe a cola secar. Continue a fazer o buraco através da junção colada até à madeira sólida. Finalmente, cole todo o balaústre juntamente com uma cavilha de 10 mm unindo a fractura inicial e o novo corte de serra.

• Quando comprar um corrimão, procure um tipo que possua uma parte de baixo com encaixe para fixar os balaústres firmemente e em linha recta.

Como retirar o balaústre antigo

Por vezes, o balaústre esta tão danificado que a melhor solução é retirá-lo e substitui-lo por um novo. Para isso deve retirar alguns pregos em cima e em baixo. Noutras ocasiões, poderá ter de tirar o focinho de degrau na extremidade de um degrau, tirar os separadores por baixo do corrimão e no anteparo ou mesmo cortar através do balaústre. Pode arranjar balaústres quadrados de substituição e construir moldes partidos num balaústre danificado com massa de enchimento de madeira. Se tiver de substituir um balaústre inteiro, pode comprar um do mesmo estilo, se as escadas não forem muito antigas, ou um em segunda-mão, caso sejam antigas. Se não o puder fazer, deve dirigir-se a um carpinteiro para lhe fazer escadas novas. Caso contrário, a parte partida terá de ser reparada.

Como reparar um balaústre

O problema mas comuns nos balaústres são  peças partidas e rachadelas . Frequentemente, é possível retirar um pedaço com um cinzel para madeira, colocar-lhe cola e colá-lo ou segurá-lo com um grampo em G enquanto a cola seca. Por vezes, uma pequena cavilha colada num buraco feito através da racha ajuda. Se o balaústre estiver partido, será necessário retirá-lo e colocar um novo ou colar a peça original, o que pode ser a única opção se não se conseguir encontrar uma peça de substituição do mesmo estilo.

Como substituir uma guarda de escadas de madeira

Pode comprar kits para substituir uma balaustrada completa, utilizando as partes de baixo dos pilares já existentes. O primeiro passo é retirar a balaustrada primitiva – corrimão, balaústres e o apoio de base. Corte os pilares com uma serra de painel perto da base, certificando-se de que os cortes estão a direito. Depois, faça um buraco grande no meio do pilar para inserir a extremidade do novo pilar e aplane levemente os cantos para que fiquem arredondados. O novo pilar é colado com uma cavilha para o apertar bem. O novo corrimão deve ser cortado de modo a ter o ângulo correcto em cada extremidade e deve ser fixo com os suportes fornecidos. O apoio da base também deve ser cortado com o comprimento e o ângulo certos. Depois, cada balaústre pode ser cortado com o comprimento certo, novamente com as extremidades no ângulo correcto, e encaixado na base e na parte de baixo do corrimão. Os balaústres são colocados no lugar com separadores de madeira pregados à base e à parte de baixo do corrimão. Há acessórios especiais para escadas com voltas de 90° ou de 180°.

1 Comentário para “Reparação de corrimão de madeira e balaútres”

  • monica diz:
    adorei as reparaçoes mas gostaria de saber se as canaletas da balaustre sao assentadas com a curvinha para baixo ou para cima imagino que com a parte liza para baixo fica a curvinha para cima ai daria para eu colocar a barra de ferro dentro sera que esta correto alguem pode me ajudar
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: