Reparação de pavimentos interiores

Com fazer a reparação de pavimentos interiores

Antes de colocar um novo pavimento, é essencial que o chão existente esteja firme e liso. Além de reparar ou substituir o existente, pode ter de reparar rachas e buracos do pavimento e ter de resolver problemas como a falta de uniformidade. Quaisquer falhas não rectificadas acabarão por aparecer na cobertura do pavimento e danificá-la.

Nivelar pavimentos maciços

E necessária pouca habilidade para produzir uma superfície lisa, plana e sólida, uma vez que um componente de pavimento autonivelador fará o trabalho por si. Existem dois tipos: ambos são em pó e são misturados quer com água quer com uma emulsão especial de látex. Antes de começar, limpe a divisão, retirando todos os rodapés e portas; pregue ripas nas soleiras para evitar que o componente se espalhe. Encha quaisquer rachas ou buracos com mais de 6 mm de profundidade, como é descrito anteriormente, e pincele o chão com a solução de acetato de polivinilo e água. Misture o componente nivelador do chão num balde com água e deite-o no chão, espalhando com uma colher de pedreiro ou uma trolha. Deixe secar. Depois de o componente estar seco, o que demora pelo menos 24 horas, pode voltar a colocar os rodapés e as portas, mas verifique se estas não raspam no chão quando se abrem – pode precisar de desbastar um pouco a parte inferior.

Encher rachas e buracos em pavimentos sólidos

Uma vez que um pavimento maciço é basicamente sólido e seco, deverá conseguir encher as rachas e os buracos usando uma argamassa de secagem rápida. Todo o material solto deve ser retirado e as rachas alargadas, se for necessário dar à argamassa algo onde prender. A superfície da racha ou do buraco deve ser escovada com uma solução de uma parte de cola de acetato de polivinilo e cinco partes de água, para reduzir a absorção e ajudar a argamassa a aderir ao chão. Use a mesma solução de cola de acetato de polivinilo e de água para fazer a argamassa, depois aplique-a com uma colher de pedreiro, pondo duas ou mais camadas numa fenda funda. Nivele a superfície com uma colher de pedreiro.

Reparar pavimentos danificados

De todos os tipos de revestimento de chão, os ladrilhos podem ser os mais fáceis de reparar, uma vez que os ladrilhos individuais podem ser retirados e substituídos. A forma como se faz depende da dureza ou macieza do ladrilho e da forma como está fixo ao chão. Mesmo a alcatifa danificada pode ser remendada eficazmente, mas requer cuidado para evitar mais danos nas áreas circundantes.

Ladrilhos cerâmicos e de cantaria

Estes estão entre os ladrilhos mais difíceis de substituir, uma vez que terá de partir primeiro o ladrilho velho. Faça alguns orifícios no ladrilho com o maior ponteiro de furar pedras que tiver, depois use um martelo de fragmentação e um formão para retirar as lascas do ladrilho, certificando-se de que não danifica os ladrilhos em volta. Retire toda a cola ou argamassa debaixo do ladrilho e o cimento das extremidades. Coloque nova cola para ladrilhos cerâmicos ou argamassa para ladrilhos de cantaria e pressione levemente o ladrilho de substituição. Se não estiver nivelado com os que o rodeiam, levante-o rapidamente e adicione ou retire cola ou argamassa conforme necessário. Limpe o excesso de argamassa ou cola da superfície do ladrilho e deixe secar antes de colocar cimento nos espaços à volta do ladrilho de cerâmica ou mais argamassa para os ladrilhos de cantaria. Se estiver a colocar vários ladrilhos, ser-lhe-á mais fácil fazê-lo se deixar pequenos espaços.

Parquê

Existem duas formas de substituir as placas de parque. Uma é levantar toda placa, que é formada por um grupo de quatro ripas de madeira, e substitui-la por uma nova. Comece por brocar ou cortar uma ripa e depois levante o resto da placa. O segundo método é retirar apenas a ripa ou ripas e colar  as substitutas retiradas de uma placa de sobra, martelando-as com um bloco de madeira.

Ladrilhos de alcatifa

Estes são concebidos para serem substituídos, por isso, se manchar, queimar ou danificar um destes de alguma forma, não arruina toda uma alcatifa. Por vezes, o ladrilho pode simplesmente ser levantado e colocado um novo no seu lugar, mas alguns ladrilhos de alcatifa podem ser fixos com fita adesiva autocolante dos dois lados, que terá de ser substituída com o novo ladrilho – não tente reutilizar fita adesiva velha.

Substituir uma ripa de parquê

Comece por fazer uma série de furos na ripa de ladrilho danificada, cuidadosamente corte a ripa à volta dos furos, aplique um pouco de cola na nova ripa, Com madeira e um martelo, coloque-a no lugar. substituir-parque

Ladrilhos de material macio

A maioria dos ladrilhos de material macio – pavimento de vinil, cortiça, linóleo e borracha -é substituída da mesma forma. Primeiramente, tem de amaciar a cola mantendo o ladrilho no lugar, obtendo melhores resultados se usar uma pistola de ar quente, começando num dos cantos e retirando gradualmente o ladrilho. Isto torna-se mais fácil se puder dirigir o ar quente para baixo do mosaico. Pode usar um cinzel velho para remover quaisquer restos de cola.Verifique se o ladrilho de substituição tem exactamente o mesmo tamanho. Alguns ladrilhos de material macio são autocolantes e apenas temos de lhes retirar o papel de protecção, enquanto a outros temos de lhes aplicar cola. Aplique sempre a cola na parte de trás do ladrilho para evitar manchar os outros ladrilhos. Com a cola no lugar, ou com o papel de protecção retirado, encoste o mosaico à extremidade do outro ao lado e coloque-o no local. Pode dispor apenas de uma tentativa para fazer isto, por isso assegure-se de que acerta à primeira vez.

Alcatifa

Desde que tenha um pedaço igual, pode remendar alcatifas, mas será melhor limpar a alcatifa antes, uma vez que o remendo pode ter uma cor mais brilhante. Primeiramente, verifique qual o tamanho do remendo – se a alcatifa tiver padrões, pode ter de o colar segundo esse padrão – e corte o remendo cerca de 25 mm maior a toda a volta do que o necessário, com o mesmo padrão. Coloque o remendo por cima da alcatifa, alinhando o padrão com exactidão, e fixe-o com fita-cola. Usando um x-acto com uma lâmina nova e uma régua de marceneiro, faça um só corte através das duas espessuras de alcatifa ao longo de cada lado do remendo. Retire a fita-cola e levante ambos os pedaços de alcatifa – o remendo deve caber exactamente no buraco da alcatifa com o padrão a combinar. Com alcatifa com suporte de espuma, coloque quadro pedaços de fita adesiva com cola em ambos os lados em volta do buraco, para que cada tira coincida com a união entre a alcatifa antiga e o remendo. Pincele as extremidades do remendo e o buraco com cola de látex para evitar o desgaste, depois pressione o remendo contra a fita. Retire o excesso de cola com um pano húmido. Com alcatifa com suporte de tecido, use fita não adesiva e cola de látex na parte de trás e nas extremidades do remendo e do buraco. Pressione o remendo no buraco com um rolo de aplicação de papel de parede e retire o excesso de cola com um pano húmido.

 

 

Remendar alcatifa com suporte de espumaremendar-<strong>alcatifa</strong>

Deixar Comentário