Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Reparação de portões de madeira e vedações

Como fazer a reparação de portões de vedações da sua casa

As vedações à volta da casa servem para manter as crianças e os animais de estimação dentro e os intrusos de fora, além de darem privacidade. No entanto, uma vez que a maioria das vedações é feita de madeira, tem também uma maior probabilidade de se deteriorar, necessitando de atenção. Existem muitas maneiras de tratar as vedações apodrecidas. Os portões também sofrem danos e devem ser mantidos em boas condições, caso contrário a segurança que a vedação representa fica comprometida.

Como reparar portões de madeira

Se um portão de madeira estiver descaído e a arrastar no chão, verifique primeiro se os postes estão direitos, usando um nível e prestando especial atenção às dobradiças. Se um poste estiver apodrecido, substitua-o por um novo. Se estiver ligeiramente inclinado, pode ser possível voltar a endireitá-lo, retirando o portão e calcando algum cascalho ou mais cimento no solo para o manter seguro. Os portões de madeira também podem descair se as junções estiverem soltas. Pode instalar uma variedade de suportes de metal para apoiar a moldura de um portão de madeira, os suportes em T ou em L nos cantos onde a couceira do portão se une às vigas em cruz ou ao braço diagonal, um suporte em ângulo recto na parte de dentro da moldura entre as vigas e as barras em cruz e suportes direitos e planos para reparar rachas simples.Todos parecerão melhor se estiverem colocados dentro da madeira e nivelados com a superfície. Como alternativa pode experimentar substituir o suporte principal diagonal ou colocar dobradiças maiores.

Como reparar postes de vedações

Uma vedação apoia-se nos postes para lhes transmitir muita da sua força e para se manter direita – mas, porque os postes estão assentes no solo e podem ficar húmidos, têm tendência para apodrecer, levando a vedação a cair. A parte mais vulnerável de um poste de vedação é a parte que fica debaixo do solo. Ou o poste fica completamente podre, tornando-se instável, ou apodrece ao nível do solo. Em ambos os casos, existem formas de o reparar usando a parte sólida que resta do poste. Se o poste da vedação ainda estiver de pé ou estiver ligado a uma vedação de madeira – tábuas verticais sobrepostas pregadas a tábuas horizontais com uma secção triangular (calha triangular) – a melhor maneira de reparar é com uma escora. Esta é um poste pequeno de cimento que se coloca no solo perto do que está partido. Depois aparafusam-se os dois. Comece por cavar um buraco com cerca de 30 cm de largura e 50 cm de profundidade em frente do poste partido, ou seja, do lado de dentro da vedação; pode precisar de um formão comprido e de um martelo se encontrar cimento. Coloque a escora no buraco para que fique alinhada com o poste, depois insira parafusos nos buracos da escora, dando-lhes uma martelada para marcarem a sua posição no poste. Faça orifícios no poste para os parafusos. Fixe a escora ao poste da vedação com os parafusos e encha o buraco à volta, primeiro com uma camada de cascalho e depois com cimento.

Se necessário, coloque um apoio no poste principal enquanto o cimento seca. Com uma vedação de painéis, solte os painéis adjacentes ao poste e serre-o ao nível do solo. Depois, espete uma cavilha de reparação – uma versão mais pequena da cavilha da vedação – na madeira apodrecida que está no solo. Coloque a parte sólida do poste na cavidade da cavilha e substitua os painéis da vedação.

Como reparar portões de ferro

Primeiro, verifique se os postes estão na vertical, depois veja se pode mexer nas porcas de ajuste – normalmente estas estão enferrujadas ou cheias de tinta. Se for esse o caso, limpe com uma escova metálica a ferrugem mais entranhada e a tinta e aplique um spray de silicone ou óleo lubrificante até conseguir movimentar livremente as porcas. Finalmente, ajuste as dobradiças para que o portão já não raspe no solo, gire bem e, muito importante, feche perfeitamente.

Como fazer a reparação de vedações e muros

As vedações de madeira estão constantemente expostas aos efeitos da chuva, do sol e do vento. Mais cedo ou mais tarde, partes da vedação podem apodrecer, rachar, partir ou simplesmente cair. Um tratamento regular com um produto de protecção ou uma pintura prolongam a vida da vedação, mas quando forem necessárias reparações, não as adie, caso contrário a vedação deixará de cumprir a sua tarefa. Nem mesmo as paredes de alvenaria estão imunes aos efeitos do clima.

Vedações sobrepostas

Uma vedação sobreposta é constituída por duas ou três ripas horizontais de secção triangular instaladas entre postes e às quais se pregam tábuas verticais sobrepostas. O resultado é uma vedação extremamente durável e robusta. Mesmo assim, as ripas triangulares podem rachar e descair, enquanto as tábuas individuais podem ser danificadas. Deve colocar-se uma camada horizontal de cascalho no fundo da vedação para proteger a extremidade das estacas verticais da humidade do solo. Normalmente, isto é fácil de fazer, uma vez que é segura apenas por alguns pregos ou parafusos. Normalmente, uma só estaca partida pode ser levantada com um martelo de orelhas e os pregos que a fixam arrancados. Se estes não se mexerem, martele-os para dentro da ripa triangular com um punção para bater pregos. Corte a tábua de substituição com o mesmo comprimento e faça deslizar a extremidade fina por baixo da extremidade grossa da tábua adjacente, tendo levantado esta da ripa triangular e retirado os pregos. Depois pregue uma tábua à outra – cada prego fixa duas tábuas. Se tiver de substituir várias tábuas, use um pequeno pedaço de madeira como calibrador, para assegurar uma sobreposição uniforme das tábuas.

Como reparar ripas triangulares

Se a ripa triangular tiver uma racha no meio, pode comprar um reforço galvanizado que se põe simplesmente por cima da ripa e é aparafusado ou pregado. Se necessário, use uma alavanca para ajudar a levantar uma vedação, utilizando um pé de cabra por cima de um taco de madeira, enquanto prega o reforço. Existe ainda um semelhante, mas com uma extremidade diferente, para ligar uma calha triangular que esteja partida ao lugar onde é fixada ao poste da vedação. Este é aparafusado ou pregado à calha e ao poste. Pode usar dois destes reforços para substituir uma ripa triangular completa depois de serrar a ripa velha pelas extremidades e a tirar da vedação.

Como fazer a substituição de painéis de vedação

Uma vedação de painéis possui postes colocados regularmente a um espaço de 1,83 m. Os painéis existem numa grande variedade de modelos – entrelaçado, sobreposto e imitação de sobreposto são os mais populares – mas fixam-se todos entre os postes da mesma maneira, quer com clips, quer com pregos que fixam os painéis aos postes. Se tiver usado clips, será fácil substituir um painel partido por um novo, uma vez que os parafusos normalmente fixam o painel aos clips. Se o painel tiver sido pregado, pode destruí-lo ao levantá-lo. O novo painel da vedação deve ficar exactamente entre os postes e pode ser fixo da mesma forma. Se o novo painel ficar apertado em algum ponto, use uma lima ou grosa para o aparar; se estiver solto, corte uma secção da madeira do painel antigo para tapar o buraco.

Como reparar paredes de jardim

Um problema comum com as paredes do jardim é o facto de os tijolos lascarem, ou seja, a água penetra no tijolo e este, ao arrefecer, dilata. Dependendo de quão bem foi construída a parede, pode ser possível retirar o tijolo danificado e virá-lo, usando uma broca de alvenaria e um cinzel de encaixe com lâmina fina para retirar a argamassa das juntas. No entanto, é provável que a argamassa na parte de trás do tijolo impeça a sua remoção. Assim, a única solução será parti-lo com um escopro ou com um martelo de orelhas e depois colocar um tijolo novo. Retire toda a argamassa antiga do buraco, depois coloque uma camada de argamassa fresca no fundo do buraco. Adicione argamassa no topo e nos lados do novo tijolo e insira-o no sítio certo, pondo argamassa nos intervalos, antes de terminar as juntas com o mesmo perfil que a restante parede. Uma parede de jardim pode rachar ao longo da linha de argamassa, o que normalmente é sinal de que existe um problema com as fundações. Existem poucas alternativas à demolição, pelo menos da secção rachada, de forma a investigar o problema e fazer as fundações antes de a reconstruir.

1 Comentário para “Reparação de portões de madeira e vedações”

  • MARA LUCIA WESTERKAMP diz:

    Gostaria ver ver em fotos modelosde portões, para chácaras, sítios. E como fazer, montar um portão de baixo custo.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: