Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Reparação de soalho de madeira

Averiguar o estado do pavimento

Uma lixadeira mecânica não só o livra da sujidade e limpa as manchas como também retira estragos profundos e arestas entre as tábuas. No entanto, o resultado só será bom se o material de base o for. As madeiras finas e lascadas não valem o esforço da renovação, enquanto um pavimento formado por madeira de muitos tamanhos e tipos apenas ficará bem se for pintado ou disfarçado com verniz escuro. No entanto, as fendas são muito fáceis de reparar: as pequenas fissuras podem ser tapadas com uma massa de enchimento de madeira de uma cor neutra, enquanto as fendas grandes devem ser tapadas com pedaços de madeira aplainados com a superfície. Se o problema for de grandes dimensões, será mais fácil levantar simplesmente o pavimento e colocar um novo. As cabeças salientes de pregos e os restos de verniz antigo rasgam a lixa, pelo que devem ser tratados primeiro.

Como reparar chão de madeira

A maioria dos soalhos das casas antigas tem tábuas individuais pregadas a vigas de sustentação. Nas casas modernas, o aglomerado de madeira e pregado ou aparafusado a essas vigas. Se colocar novo soalho, será essencial que este esteja em boas condições. Se as tábuas ficarem expostas, precisam de estar ainda em melhores condições, uma vez que qualquer defeito ficará visível.

Um pavimento de madeira natural permite-lhe apreciar a verdadeira beleza das fibras e pode transformar uma divisão. Alguns métodos simples de verificação rapidamente lhe dirão se as tábuas do chão devem ser renovadas. Embora o trabalho seja muito simples, não subestime o tempo de que necessita para completar o trabalho.

Ferramentas e equipamento de protecção adequado

Arrancar um soalho de madeira pode ser um trabalho difícil, por isso certifique-se de que possui as ferramentas certas. Pode alugar as ferramentas que não possuir. Necessitará de uma lixadeira de rolos para desbastar a parte principal do soalho, uma lixadeira vibratória para chegar ao rodapé, assim como de diferentes tipos de grãos de lixa, um raspador curvo e um bloco para lixamento manual de forma a chegar aos cantos mais apertados. Serão necessários um punção, um martelo e uma chave de parafusos para martelar os pregos salientes e aparafusar tábuas soltas.

Algumas sugestões práticas:

- Uma lixadeira levanta pó, por isso use uma máscara e óculos de protecção.

- Para sua segurança, passe o cabo eléctrico de uma lixadeira mecânica por cima do ombro e mantenha-o sempre atrás de si.

- Use todas as ferramentas eléctricas com corrente normal.

Como lixar

Para retirar a sujidade mais entranhada, coloque uma lixa grossa na lixadeira de rolos e trabalhe na diagonal ao longo das tábuas, fazendo com que a máquina apanhe cerca de 75 mm das tábuas ao lado. Se as tábuas estiverem muito danificadas ou empenadas, aspire para retirar a sujidade, depois repita este passo, trabalhando na diagonal na direcção contrária. Aspire novamente e depois coloque uma lixa de grão médio na máquina e trabalhe para cima e para baixo das tábuas no sentido do veio da madeira, deslizando para as tábuas do lado como anteriormente. Finalmente, após aspirar, repita este passo usando uma lixa fina. Para contornar as extremidades deve usar uma lixadeira vibratória ao longo da fibra e dar o acabamento aos cantos com um raspador curvo e um bloco de lixa, ou uma lixadeira de disco. Se não tiver cuidado, a lixadeira pode fugir-lhe e, usada incorrectamente, pode estragar o soalho. Por isso é importante saber utilizá-la. Com uma lixadeira de rolos, incline-a para trás sobre as rodas, ligue-a e cuidadosamente baixe a correia até ao soalho. Deixe a máquina movimentar-se lentamente para a frente e não tente puxá-la para trás nem a deixe parada num local, ou provocará rasgos no chão. Levante a máquina para trás, apoiando-a nas rodas no final de cada passo, mas não se sinta tentado a lixar demasiado algumas marcas mais resistentes porque pode originar um rasgão profundo. Coloque a lixadeira vibratória no local onde vai trabalhar, ligue-a, levante-a e baixe-a para o soalho. Mantenha a máquina em movimento, caso contrário provoca rasgos ondulados.

Como fazer o acabamento e envernizar

Depois de limpo e lixado, os soalhos levam cera, óleo, verniz de poliuretano ou tinta. A cera é o tratamento mais tradicional, embora atraia o pó e não seja particularmente durável, por isso é melhor ser aplicada em áreas com menos uso. Passar cera líquida é a forma mais fácil, mas deve ser aplicada em camadas finas, caso contrário o pavimento fica mole e sem brilho. Os óleos para os soalhos são de fácil aplicação e formam um acabamento resistente à água e que não sofre muito desgaste, mas escurece um pouco a cor da madeira. Esfregue com palha de aço antes da camada final. Siga as instruções do fabricante para um melhor acabamento.

 

Como envernizar soalho de madeira

Um soalho de madeira é já por si muito bonito, mas pode adquirir um novo aspecto quando se lhe aplica tintas coloridas, corantes, ceras e vernizes. As madeiras rústicas em bruto pedem um tratamento inovador. Se preferir um tratamento tradicional, veja os corantes de carvalho, mogno ou faia juntamente com verniz ou uma camada de cera fina.

Preparar o chão

Prepare a superfície aspirando todos os vestígios de pó, depois limpe as tábuas com um pano sem fios humedecido com diluente. Se as tábuas já estiverem pintadas ou envernizadas, o soalho tem de ser lixado. Um soalho de madeira duro terá um ar muito mais bonito com um acabamento pintado. Primeiro use um primário e depois aplique duas demãos de tinta. Deixe secar, lixe levemente e termine com duas demãos de verniz. A regra mais importante quando se trabalha num pavimento é não ficar encurralado num dos cantos. Comece pelo canto mais afastado da porta, depois recue em direcção à porta para poder sair enquanto o chão seca.

Madeira com cal

A colocação da cal é uma técnica fácil e excelente para os principiantes, ode ser usada em conjunto com ocre – o ocre é aplicado antes da pasta de cal -para produzir um efeito semelhante à decapagem. Tire as tábuas gastas ou sujas e aplique uma camada de goma-laca para vedar a madeira. Deixe a goma-laca secar, depois passe palha de aço para realçar as fibras e fornecer uma boa superfície para a pasta de cal. Para um acabamento mais atraente experimente usar como cor de fundo os tons pastel como o verde-claro ou o azul.

Nota: Use laca no soalho para obter um acabamento brilhante e durável. Mantenha-o escrupulosamente limpo, porque o pó será visível na superfície brilhante.

Como pintar a madeira

Para ambientes mais modernos, tenha em consideração a coloração das madeiras. Esta deve ser aplicada numa superfície limpa, sólida e sem gordura. Se a preparação não for feita com cuidado, o resultado será uma madeira manchada e feia. A coloração penetra na madeira, mas não fornece uma superfície protectora, devendo ser vedada após a aplicação. É aconselhável testar a coloração num pedaço de madeira semelhante antes da sua aplicação no soalho, uma vez que a coloração terá resultados variáveis em madeiras diferentes e pode mudar significativamente à medida que as camadas são aplicadas. Termine o teste com uma camada de verniz. Se gosta do acabamento, aplique a coloração com um pincel de 100 mm no sentido dos veios da madeira, trabalhando rapidamente para que as extremidades mais duras não arruinem o efeito. Como alternativa, pode usar um pano macio.

 

Corantes para madeira

Estes possuem uma função protectora e existem numa variada selecção de cores, em versões à base de água e à base de diluente. A primeira seca mais depressa, mas isso pode não constituir uma vantagem quando se trata de áreas muito grandes, porque podem aparecer secções com manchas. Quando colocar corante num pavimento novo, vede primeiro a superfície com um verniz de poliuretano. Use um pincel para aplicar até três camadas de corante, com moderação e trabalhando no sentido dos veios da madeira. Se, em determinada altura no futuro, desejar voltar a pintar um pavimento com corante, terá de raspar novamente a superfície e depois aplicar o primário e a subcapa.

 

Tintas para soalhos

Certas tintas, especialmente concebidas para pavimentos, dão um acabamento particularmente durável, mas, na prática, muitas tintas normais têm o mesmo efeito. Estas últimas necessitam de uma ou de duas camadas de verniz para proteger a superfície. Embora a tinta esconda a fibra natural da madeira, pode produzir um acabamento bonito e durável, que requer menos tempo de preparação, uma vez que os pavimentos não necessitam de ser raspados, embora tenham de estar limpos e sem gordura.

Vernizes

Estes existem também em versões à base de água e de óleo e com acabamento acetinado, brilhante e mate. As variedades coloridas, uma mistura de corante e verniz, dão-lhe a opção de transformar soalhos pálidos usando um rico espectro de cores, que variam entre o pinho mel-claro e o mogno escuro. Se aplicar um produto à base de diluente, assegure-se de que a divisão está bem ventilada. Mexa bem o verniz e use um pincel largo para o aplicar. Aplique um mínimo de três demãos. Lixe o soalho com uma lixa fina antes de aplicar a última demão de verniz. No entanto, há certas desvantagens, pois o verniz estala com o tempo. De dois em dois ou de três em três anos, terá de lixar o soalho novamente e tratar a madeira.

Sugestões práticas

• As cores que funcionam bem na pintura das madeiras incluem o amarelo-ocre, o azul, o vermelho–escuro, violeta e o verde-claro.

• Se utilizar uma solução de tinta a óleo e diluente para dar uma cor clara, certifique-se de que usa apenas uma pequena quantidade de tinta de óleo, porque o pigmento produz cores intensamente fortes.

Como tapar buracos em soalhos de madeira

Os buracos de pregos e de parafusos podem ser tapados facilmente usando uma pasta de madeira aplicada com uma espátula. Se as tábuas ficarem expostas e tiverem de ser tratadas com uma substância para vedar de cor clara, tente combinar a cor da pasta com a cor do soalho - o mesmo se passa com o enchimento depois de lixar. As reentrâncias maiores também podem ser tapadas com pasta de madeira, mas se um nó da madeira saiu, deixando um buraco redondo grande, tape-o colando um pedaço de cavilha e desbaste-a depois. Escolha uma cavilha que combine com a cor do chão ou dê-lhe cor depois de ter sido aplainada.

Tapar rachas em soalhos de madeira

Encontrará dois tipos principais de rachas nos soalhos de madeira: fendas nas extremidades das tábuas e espaços entre estas. Uma fenda pode ser reparada com pregos – ou seja, inserindo dois pregos em ângulo, dos lados para o centro, nas extremidades da tábua por cima da trave de sustentação do soalho. A medida que forem pregados, estes devem fechar a fenda. Os espaços entre as tábuas são mais difíceis de tapar. Se forem estreitos, uma pasta de madeira funcionará, mas para espaços maiores terá de cortar lascas de madeira e colá-las nos espaços. Depois de a cola estar seca, aplane ou lixe as lascas para ficarem niveladas com o chão restante e, se necessário, pinte de forma a combinar. Se existirem muitos espaços entre as tábuas, a melhor solução será levantar todas as tábuas, uma a uma, começando por um dos lados da divisão e trabalhando em direcção ao outro, e recolocá-las mais apertadas umas contra as outras. Os grampos de soalho ajudá-lo-ão a fazer isso, uma vez que empurram uma tábua contra a que lhe fica ao lado enquanto vão sendo pregadas ou aparafusadas.

Como nivelar um soalho de madeira

Todos os remendos individuais num soalho de madeira podem ser lixados à mão, o que deve fazer depois de aplicar a pasta de madeira. Porém, quando as tábuas estão levantadas ou bastante manchadas por tinta antiga, gordura e verniz, o melhor será alugar uma lixadeira mecânica do tipo industrial e voltar a lixar o soalho. Comece com uma lixa grossa e vá passando para lixas mais finas, trabalhando em ângulo de um lado para o outro do soalho. Termine trabalhando ao longo das tábuas com uma lixa fina. Alugue também uma lixadeira de cantos, excepto se tiver uma lixadeira de correia, porque a lixadeira de chão normal não lixará os rodapés.

 

Como levantar o soalho

Para verificar como está o espaço por baixo do soalho ou para colocar novo soalho, terá de o levantar. Poderá encontrar parte que já tenha sido cortada ou levantada no passado para dar passagem a canos ou a cabos. Este deve ser fácil de levantar com a lâmina plana de um escopro de desbaste – não use uma chave de fendas porque danificará o soalho. Para levantar as tábuas que não foram cortadas, verifique primeiramente se estas não têm uma união de macho e fêmea -uma macho ao longo da extremidade de cada tábua unida a uma fêmea ao longo da extremidade adjacente da sua vizinha. Se tiverem este tipo de união, use um serrote de soalho ou uma serra circular com a profundidade de corte de 20 mm para cortar através do macho. Levante as tábuas com o escopro e use uma serra para fazer o corte em ângulo recto de lado a lado. Faça o corte exactamente por cima das traves de sustentação para que as duas partes da tábua fiquem apoiadas quando forem substituídas.

As folhas de aglomerado de madeira são fáceis de desaparafusar, mas pode precisar de cortar através do macho da mesma forma que para os soalhos tradicionais.

Problemas nas traves de sustentação

A maioria dos problemas das traves de sustentação de soalhos deve-se à humidade, que pode ocorrer se os respiradouros estiverem bloqueados ou se estes não existirem em número suficiente aerocretos para assegurar uma ventilação adequada ao espaço por baixo do soalho. Levante algumas tábuas e inspeccione as traves com uma lâmpada e um espelho, picando quaisquer

14 Comentários para “Reparação de soalho de madeira”

  • cesar castro diz:

    boa noite,poderei utilizar o proprio po resultante da lixagem do chao junto com tapa poros para tapar os buracos dos pregos sem correr o risco de quando envernizar o chao os mesmos buracos tenham um tom muito diferente do resto do soalho?Obrigado

  • A.Policarpo diz:

    Chão de Capela está em bom estado,como novo porque é recente,tem se estado a utilizar cera liquida, mas a sua duração é pequena pelo uso que tem.Haverá outro produto mais duradouro,em verniz ou……

  • CFernandes diz:

    Tenho tacos de madeira de pequenas dimenções no pavimento, mas alguns encontram-se soltos. Que material devo usar para aplicá-los novamente.

    • Rosana diz:

      Melhor arrancar os pregos, limpar todo o pó da superfície e usar cola tipo Patex.

  • Ricardo diz:

    Solicito mais informação sobre fazer “Madeira com cal” pois adoro o soalho com esse acabamento mas não conheço ninguém que saiba faze-lo.
    Será que se fizer como refere neste artigo depois não se solta pó de cal e agarra ao calçado?
    Obrigado

  • Carmen Rufino Marquardt diz:

    LEGAL!

  • Carmen Rufino Marquardt diz:

    LEGAL!

  • Carmen Rufino Marquardt diz:

    LEGAL!

  • Carmen Rufino Marquardt diz:

    LEGAL!

  • Carmen Rufino Marquardt diz:

    LEGAL!

  • Carmen Rufino Marquardt diz:

    LEGAL!

  • Haroldo diz:

    Como e que consigo trocar o soalho de uma casa antiga sendo que as tabuas atravessam as paredes da casa. Como faço para levantar e trocar as tabuas ruins?

  • Muito bom.

  • Ótimo.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: