Reparação de telhados de casas

Telhados de casas planos

Estes possuem, na realidade, um pequeno declive para escoar a água das chuvas. São construídos a partir de tábuas de madeira colocadas no topo das traves, sendo as tábuas revestidas com asfalto ou feltro para telhado. O feltro também é usado nos telhados inclinados de anexos e de alpendres.

Telhados de casas inclinados

Um telhado de casa inclinado possui uma série de traves com as extremidades apoiadas nas paredes da casa e numa viga horizontal da cumeeira. As vigas de madeira finas (tábuas de forro) são pregadas por cima das traves para suportarem a cobertura do telhado. Normalmente é colocado feltro por baixo das vigas como isolamento adicional, mas alguns telhados das casas possuem tábuas finas para forro de telhado por baixo do feltro. Os principais materiais de revestimento são a ardósia natural, a ardósia fabricada, a telha de betão e telha cerâmica. Alguns telhados de casas podem ter mais do que uma inclinação – por exemplo em casas em forma de L e em casas com uma empena frontal. Cada secção do telhado é coberta separadamente. Deve ter uma calha de chumbo (caleira) que  corre entre as secções para a água da chuva escorrer.

Ardósia natural

Embora muito usada em telhados de casas antigas, a ardósia natural tornou-se muito dispendiosa e actualmente é pouco usada como material novo para telhados. No entanto, muitas vezes, consegue-se encontrar ardósia em segunda-mão para pequenos trabalhos, reparações e substituições. A ardósia é ligada às traves do telhado por pregos – quer através de dois furos perto da extremidade da placa de ardósia, quer por dois furos no meio da placa de ardósia. Em ambos os casos, cada placa de ardósia cobre cerca de dois terços das duas placas por baixo desta, para que todo o telhado seja revestido com uma espessura de, pelo menos, duas placas de ardósia. A ardósia natural é pesada e deve ser manuseada com grande cuidado – é frágil e tem extremidades aguçadas. Os furos dos pregos podem ser feitos com uma broca eléctrica, embora um profissional use o bico do machado. A pedra natural para telhados de casa, que é ainda mais dispendiosa, é colocada da mesma forma do que a ardósia.

Telhas de encaixe

As telhas de betão que se encaixam são muito usadas nos telhados das casas modernas e possuem ainda outro método de fixação. Como as telhas planas, prendem-se nas traves do telhado, mas também encaixam, cada uma com as suas duas vizinhas, para que apenas uma camada seja necessária e cada telha cubra uma pequena parte das telhas de baixo. Existem muitos tipos de telha de encaixe e a inclinação mínima pode variar desde abaixo de 20 graus até cerca de 30 graus. Há também telhas de barro de encaixe à venda, incluindo telhas curvas decorativas. Para tornar a substituição mais fácil, podem ser gravados na parte de trás o nome e o número.

Telhas planas

As telhas planas de barro constituem outro material tradicional, mas são colocadas de maneira diferente – cada telha possui duas orelhas, conhecidas por pontas, na parte de trás, que se prendem às traves do telhado. Algumas telhas são normalmente pregadas de quatro em quatro filas e nas telhas do topo, do fundo e das extremidades do telhado. Tal como com a ardósia, cada telha cobre cerca de dois terços do comprimento das telhas que ficam por baixo – por isso a quantidade exposta é de cerca de um terço do comprimento total da telha. As telhas cerâmicas planas necessitam de uma inclinação maior de telhado do que a ardósia – um mínimo de 40 graus comparado com os cerca de 20 graus no que se refere à ardósia. Também estão à venda telhas de betão planas, que são presas às traves da mesma forma do que as telhas de cerâmica.

Telhas de madeira

Estas telhas são feitas de madeira e utilizadas para revestir as paredes e também para cobrir os telhados de casas. São normalmente feitas de cedro vermelho e com o tempo vão ficando com uma tonalidade de cinzento metalizado. São particularmente adequadas para utilização em telhados de casas com uma grande inclinação e são fixas da mesma forma do que a ardósia.

Ardósia fabricada

Mais leve, mais barata e mais fácil de colocar, a ardósia fabricada substituiu largamente a ardósia natural. Feita de resina, contêm frequentemente ardósia natural e pode ter extremidades “cortadas de modo irregular” para ter uma aparência mais real. Muitas são presas com clips, o que as torna mais fáceis de colocar, embora o próprio telhado de casa necessite de ser melhor ajustado na construção do que é para a ardósia natural.

Materiais de telhados planos

O feltro de revestimento varia em qualidade, desde o simples feltro de betume, empregue para anexos, até ao dispendioso e duradouro feltro de poliéster, utilizado nos telhados das garagens. Os telhados novos de feltro para casas são frequentemente colocados com betume quente – um trabalho para profissionais, assim como a colocação de revestimento de telhado de asfalto quente.

Reparar telhados de casa inclinados

Um telhado inclinado pode ser coberto com a tradicional ardósia, telhas cerâmicas ou com telhas de betão interligadas. Todas podem soltar-se; poderá reparar pequenas áreas, mas as reparações em grande escala significam uma substituição completa de todo o telhado, o que só pode ser feito por um profissional. Nunca caminhe directamente em cima do telhado, use sempre uma escada adequada.

Telhas de  Espigão

As telhas curvas que são colocadas na cumeeira de um telhado de barro ou de ardósia são cimentadas. Com o tempo, algumas podem soltar-se. Para substituir estas telhas, precisa de uma escada com ganchos, que se apoiam sobre o espigão, e rodas que lhe permitem movimentar-se por cima do telhado, ao qual acederá usando um escadote normal. Depois de ter atingido o espigão, retire as telhas soltas e, com uma colher de pedreiro, raspe a argamassa solta até chegar à argamassa sólida. Humedeça as telhas e a colher de pedreiro com argamassa fresca. Coloque cada telha de espigão cuidadosamente na posição, dando pequenas pancadas com o cabo da colher. Adicione argamassa às extremidades de cada telha para tapar as junções com as suas vizinhas e raspe toda a argamassa em excesso.

Substituir uma telha fora do lugar

A maioria das telhas de betão e muitas de cerâmica são fixas por ganchos, ou pontas, na extremidade do topo, que fica por cima das vigas do telhado. Se estas estiverem intactas, uma telha que se tenha soltado ainda pode ser recolocada levantando as telhas que a rodeiam, apoiando-as em calços de madeira e fazendo-a deslizar para a posição. Se os ganchos estiverem partidos, a telha pode ser substituída da mesma forma que uma telha de ardósia. As telhas de extremidade também possuem um filete de argamassa por baixo.

Revessas

Se tiver um telhado de casa com duas inclinações – diferentes partes do telhado apontando em direcções diferentes – existirá uma revessa de chumbo entre ambas para escoar as águas pluviais e para servir de ponto de união entre as telhas. Pode haver rachas no chumbo, permitindo que a água penetre através destas. Uma revessa de telhado muito danificada tem de ser substituída completamente – um trabalho para profissionais. Mas as rachas simples podem ser reparadas com fita adesiva. Depois de a área em redor da racha ter sido limpa, a fita é aplicada – por vezes, é necessário primeiro uma base – e esticada, usando algo como um rolo para forrar paredes.

Nota: Para fixar telhas de espigão soltas e telhas de extremidade ou telhas de ardósia, use uma mistura de argamassa mais fraca – cerca de três partes de areia e emulsão plástica, para permitir algum movimento e evitar as rachas.

Ardósia

A causa mais comum pela qual as placas de ardósia de telhado se desprendem deve-se “ao envelhecimento dos pregos”, ou seja, um ou dois pregos que fixam a telha enferrujam. A telha de ardósia em si pode não estar danificada e estar ainda algures no telhado. Se apenas um prego estiver estragado, use um arrancador de telhas para cortar o outro. Esta ferramenta é colocada por baixo da telha de ardósia, presa à volta do prego e dá-se-lhe um puxão para partir o prego. Com a telha de ardósia retirada, poderá ver, entre as duas telhas de ardósia à vista, uma das ripas de madeira às quais as telhas estão presas. Corte uma tira de zinco ou chumbo com cerca de 150 x 25 mm e pregue uma das extremidades à ripa, deixando a outra extremidade para baixo. Ponha a telha na posição original e fixe-a dobrando a extremidade da tira de zinco ou de chumbo por cima da extremidade do fundo. Repare que as telhas de ardósia nas extremidades do telhado possuem filetes de argamassa por baixo para evitar que o vento leve os detritos para o telhado.

Telhados  inclinados

Um telhado de alpendre apenas possui uma camada isoladora, embora a parte em que as folhas se sobrepõem seja considerável para não deixar entrar a água da chuva. O primeiro passo é arrancar o revestimento velho e tirar todos os pregos. Substitua ou conserte a cobertura de madeira do telhado, se for necessário, e verifique se as madeiras das extremidades são sólidas.Trate a madeira com um produto de protecção. Os novos pedaços de revestimento devem ser cortados com cerca de 150 a 200 mm a mais do que o telhado. Coloque a primeira tira ao longo do fundo de um dos lados do telhado, alisando quaisquer rugas com um pedaço de madeira. Certifique-se de que as extremidades se sobrepõem às extremidades do telhado uniformemente e que a extremidade do fundo se sobrepõe à extremidade do telhado o suficiente para ser virada para baixo e projectada para além dos beirais. Isto permite que as águas pluviais corram livremente. Usando pregos de 13 mm, fixe o topo do revestimento ao telhado, o fundo aos beirais e as extremidades às paredes, dobrando os cantos, e repita no outro lado do alpendre. Apare o excesso de revestimento das extremidades do telhado. Se o alpendre for largo, coloque uma segunda tira de cada lado pregada no topo, mas com o fundo sobrepondo-se à primeira camada em, pelo menos, 75 mm, e fixe com cola. Fixe-a nas extremidades com pregos. A tira final é colocada por cima da cumeeira; corte-a de modo a ficar sobreposta às folhas nos lados do telhado em nada menos do que 75 mm. Fixe-a com cola, mas coloque pregos nas extremidades. Coloque as tábuas a cobrir as cabeças dos pregos nas extremidades do telhado.

Isolar telhados de casas inclinados

Se os danos de um telhado isolado forem demasiado graves para reparar, a solução é voltar a isolá-lo, desde que a estrutura por baixo esteja em boas condições. Os telhados inclinados simples, como os dos alpendres de jardim, são os mais fáceis; de substituir um telhado plano numa extensão da casa ou numa garagem ao lado é provavelmente muito mais difícil, embora não seja impossível.




Uma resposta

  1. CLEIDE FRANCO Responder

Deixar Comentário