Reparações de tubagens

Reparações de tubagens e uniões em cobre e polietileno

O cobre é apropriado tanto para sistemas de água fria como de água quente, o polietileno utiliza-se exclusivamente para a água fria. Existem à venda acessórios especiais para a ligação de ambos os materiais a sistemas de canalização de chumbo e de ferro.   

Se pretender substituir um tubo danificado, corte a secção afectada e substitua-a por um tubo do mesmo tipo e diâmetro, ligando cada extremidade com os acessórios adequados. Leve o troço danificado a uma loja de ferragens, para que lhe sejam indicados os acessórios que deve adquirir.   

As ligações de tubos de cobre podem ser soldadas ou roscadas. As primeiras são mais perfeitas e um pouco mais económicas, mas exigem um maçarico próprio. Este processo não deve ser utilizado em espaços apertados ou perto de madeira.   

As uniões roscadas direitas são as mais indicadas. Nunca utilize uma anilha cónica antiga ao substituir uma união.
Além das uniões simples, existem joelhos, curvas, uniões em forma de T e ainda outras, que se adaptam a todas as secções do sistema.   

Recorra a um profissional no caso de ser necessário substituir uma grande extensão de canalização antiga. A reparação de tubos de chumbo ou de ferro constitui também trabalho para especialistas. No entanto, alguém habilidoso poderá proceder a reparações e alterações, empregando tubos de cobre ou de polietileno.   

unioes-de-tubagens

corte-de-tubagens   

Ligações Capilares (Pré-Soldadas)

Algumas mangas de união são pré-soldadas, ao contrário de outras. Escolha as pré-soldadas,  as quais são mais fáceis de utilizar. Cubra com decapante, uniforme e abundantemente, o interior da manga de ligação e o exterior das extremidades do tubo. Faça deslizar as extremidades dos tubos para dentro da manga. Verifique se os tubos estão alinhados e bem encostados ao batente no interior da peça.ligacoes-pre-soldadas-1   

Corte e preparação dos tubos

As primeiras operações na preparação de uma ligação são as mesmas para ambos os tipos de montagem. Em primeiro lugar, corte o tubo com o comprimento conveniente, utilizando um corta-tubos ou um serrote.
Utilize um limatão redondo ou uma lima triangular para tirar as rebarbas do interior do tubo. Verifique se o tubo está direito e tem secção redonda. Se tal não acontecer, corte até alcançar uma secção perfeita.
Limpe as extremidades do tubo e o interior dos acessórios de ligação de modo a dar ao metal um acabamento brilhante. Essa limpeza permitirá uma boa união e, no caso das uniões capilares, é essencial para uma boa aderência.   




Deixar Comentário