Reparar degraus

Como fazer a reparação de degraus danificados

Os degraus danificados podem ser perigosos para quem os utilize, pelo que a sua reparação é indispensável.
Os degraus de cimento vão-se estragando com o passar do tempo, especialmente nas extremidades, assim como a argamassa nos tijolos em todo o jardim, que provavelmente necessitará de ser substituída um dia, pelo menos em alguns locais. Precisa apenas de um mínimo de ferramentas para realizar tal tarefa, mas certifique-se de que tem a roupa de protecção necessária (luvas e calçado) e de que não trabalha em más condições atmosféricas.

Como reparar laje de apoio de escadas rachadas

Este facto é normalmente provocado por um deficiente apoio. Retire a secção de laje e limpe a parte inferior de toda a argamassa velha. Prepare argamassa nova e faça um leito que dê bom apoio ao longo da racha. Humedeça a parte inferior dos pedaços de laje e em seguida assente-os na argamassa, batendo com o cabo do martelo. Encoste os bordos das duas partes da laje e passe um pouco de argamassa sobre a linha de junção. Verifique o nivelamento da laje com um nível de bolha.

Como reparar degraus de laje

Se parte de uma laje se quebrar, utilize martelo e escopro para soltar a laje da argamassa que a prende. Retire a laje e limpe a face inferior. Faça uma mistura nova de argamassa, adicionando apenas a água suficiente para que a mistura possa ser trabalhada.
Humedeça a face inferior da laje de pavimentação; em seguida, volte-a de modo que uma nova aresta fique alinhada pela aresta do degrau e coloque a laje sobre um leito de argamassa nova. Faça o leito com altura suficiente para que a laje recolocada fique à mesma altura das circundantes.
Bata na laje com o cabo do martelo para a calcar e verifique com um nível de bolha se ficou nivelada nos dois sentidos . Se ficar qualquer espaço vazio na retaguarda do degrau devido ao pedaço de laje em falta, encha-o até à face com argamassa.

Como reparar degraus de alvenaria

Os danos menores num degrau de cimento, como pequenas rachas e buracos, podem ser reparados da mesma forma que repara rachas e buracos em paredes rebocadas, excepto se se usar um cimento de exterior de secagem rápida ou argamassa feita de três partes de areia fina e de uma parte de cimento. Pincelar a área danificada com cola de acetato de polivinilo ajudará os componentes de reparação a colar. Alise a superfície do componente de reparação com uma colher de pedreiro antes de secar completamente, uma vez que não vai poder alisá-la depois. No entanto, qualquer reparação de um canto ou de uma esquina partidos exigirá uma peça de madeira para segurar o remendo enquanto este seca. Para pequenas reparações na extremidade do degrau, precisa apenas de um bloco de madeira colocado no sítio danificado; reparações mais importantes necessitam de uma perfiladura completa. O material indicado é o contraplacado de exterior. Use três pedaços para fazer um molde de três lados com a altura correcta. Fixe-os na parte de trás com pedaços de madeira de fixação aparafusados em cavilhas de parede inseridas na parede ao longo do degrau. Para degraus de jardim, use grampos de encaixe para fixar a perfiladura. Antes de colocar a perfiladura, use uma escova metálica para remover o cimento solto e as plantas do degrau. Retire pedaços de cimento partidos e depois pincele a superfície com cola de acetato de poüvinilo. Com a perfiladura no lugar, alise o componente de reparação com uma colher de pedreiro, usando o topo da perfiladura como guia. A medida que começa a secar, quando a humidade tiver desaparecido da superfície, desbaste a superfície com uma vassoura ou com uma escova de mão, depois use uma pequena colher de pedreiro pontiaguda para arredondar as extremidades que se unem à perfiladura. Retire a perfiladura quando a massa de enchimento, o cimento ou a argamassa estiverem secos.

Reparar degraus escorregadios

Os fungos ou o musgo que crescem nos degraus podem torná-los muito escorregadios. Remova-os com um herbicida ou fungicida apropriado. Deixe que os fungos ou musgo morram e escureçam para depois limpar os degraus com uma vassoura.
Os degraus lisos podem ficar menos escorregadios se forem recobertos com cola PVA para exteriores e polvilhados com um material antiderrapante. Contudo, esta cobertura poderá durar somente uma estação.

Como reparar betão danificado

Se o dano for ligeiro, utilize material de reparação de betão de base epoxídica. Normalmente, este material compra-se sob a forma de pó que se mistura com água para constituir uma mistura meio seca.
Se o dano for considerável, faça a reparação com betão novo, conforme se mostra nas imagens. Faça o betão bastante seco.
Um pedaço de laminado é útil para improvisar a cofragem que dará forma à face do novo degrau. Se utilizar madeira vulgar ou contraplacado para a cofragem, unte com óleo a face que fica em contacto com o betão novo para evitar que pegue.

Como fazer a reparação de degraus de betão

1. Com um martelo e escopro, desbaste 5-7,5 cm de betão em volta da parte danilicada do degrau e limpe com uma escova.
Para fazer uma mistura de betão, utilize 3 partes de pedra grossa, 2 partes de areia e 1 parte de cimento. Imediatamente antes de estar pronto a aplicar o betão, acrescente 1 parte de áqua e 1 parte de cola PVA.

2. Corte uma tábua com a altura do degrau e mais larga que a zona danificada. Segure-a no lugar com tijolos. Cubra a zona danificada com cola PVA pura.

3. Encha com o betão, Calque firmemente com uma colher de pedreiro. Deixe a tábua no lugar durante pelo menos 24 horas.




Uma resposta

Deixar Comentário