Revestimento de paredes em madeira

Como revestir paredes em madeira

Os revestimentos de madeira podem ser escolhidos por diversas razões. A madeira pode ser usada por questões decorativas, para esconder algum acabamento. Pode também ser escolhida por razões de isolamento acústicos de modo a isolar o som e pode ser usada por questões de isolamento térmico, combatendo a perda de calor. Por vezes, o revestimento tem uma qualidade estrutural, por exemplo, quando faz parte de uma parede de vigas, devendo-se, nesse caso, ter em mente todas as três qualidades.

Tipos de revestimento

O revestimento pode ser feito de derivados de madeira como o aglomerado, o contraplacado e a madeira dura. Também pode ser de madeira maciça com união de macho e fêmea ou em V, tendo perfis, espessuras e larguras diferentes.

Colocar painéis em folhas

O revestimento pode ser fixo à moldura de ripas usando pregos ou parafusos. Se utilizar parafusos, especialmente os de latão, deve posicioná-los com um espaço igual entre si. Como alternativa, pode usar cola para painéis. Aplique-a às ripas e pressione a folha firmemente. Se não aderir de imediato, coloque pregos nas ripas. Os pregos podem ser retirados quando os painéis estiverem fixos. Para cortar o revestimento use uma serra manual ou uma serra eléctrica.

Colocar ripas na parede

Faça furos piloto nas ripas para os pregos de alvenaria, uma vez que isto vai evitar que a madeira se lasque, se for fina. Coloque o prego de alvenaria numa das extremidades. Nivele a ripa com o nível de bolha de ar e pregue a outra extremidade. Termine colocando mais pregos ao longo da ripa. Se a parede não estiver em bom estado, será preferível fixar as ripas com parafusos e buchas. Deixar as ripas bem pregadas é essencial para a qualidade do trabalho.

Apoio de pé

Usar dois pedaços de madeira como apoio de pé, colocados em cruz um sobre o outro, simplifica a tarefa de manter um painel levantado do chão, para o fixar. Pode usar calços, mas não são tão práticos.

Cuidados ao utilizar uma serra

Se utilizar uma serra manual, mantenha a superfície decorada virada para cima e corte no sentido descendente, para limitar as hipóteses de a danificar. Com uma serra eléctrica, vire a superfície decorada da madeira para baixo. Certifique-se de que o revestimento está apoiado numa superfície firme e nivelada. Antes de usar a serra, marque cuidadosamente a linha de corte usando uma régua como guia. Se tiver de deixar uma margem completamente direita numa folha cortada, no local onde se encosta à outra folha, coloque um grampo a segurar a régua à folha para servir de guia para a serra. Depois de cortar, use uma lixa fina embrulhada à volta de um bloco de madeira ou de cortiça para alisar as arestas mais salientes.

Requerimentos básicos para revestimento de paredes em madeira

A qualidade do material de revestimento deverá ser igual à das grades de ripas às quais se prega, pelo que será conveniente, antes de colocar o revestimento, forrar a parede de ripas sólidas ou verificar se as que existem se encontram em bom estado. O correcto posicionamento das ripas e das vigas, ambas vertical e horizontalmente, é fundamental quando se usam folhas de derivado de madeira com dimensões padrão. Cada folha deve terminar a meio de uma ripa para permitir que a folha ao lado fique encostada a esta e também sobre a mesma. Não se esqueça das posições de cabos ou fios, se existirem. Recomenda-se que qualquer revestimento de parede fixo à parte interior de uma parede exterior deve ser colocado com uma barreira de papel de revestimento e de material de isolamento, como a fibra de vidro.




27 Comments

  1. Gi Manteli Responder
  2. carlos sat Responder

Deixar Comentário