Como ter segurança com Equipamento Eléctrico e Escadotes?

Como obter segurança eléctrica?

Existem equipamentos electricos e ferramentas que possuem dispositivos de segurança que possibilitam que o utilizador imobilize a ferramenta mecânica e impedindo qualquer utilização não autorizada. Ao usar aloquetes na máquinaria, pode prevenir eventuais acidentes. Estes  aloquetes são colocados nos equipamento e ferramentas para sua segurança segurança,  devido a isto convém comprar ferramentas com este tipo de  características.

Como evitar perigo de electrocussão?

Para evitar o  perigo de electrocussão ou de ferimentos  causados por  ser  eventualmente atingindo um cabo ou um cano, é essencial usar um detector electrónico de canos e de fios eléctricos. Este detector irá localizar e diferenciar os canos de metal, caibros de madeira e  fios  que estão inseridos para lá do reboco ou do cimento. Estes tem a capacidade de detectar os canos e fios com uma profundidade de cerca de 50 mm. Este detector de segurança é acessível em termos monetários e irá ser muito útil em casa.

Vantagens do aparelho de corrente residual

Se eventualmente um fio eléctrico flexível de algum equipamento eléctrico estiver danificado ou for cortado acidentalmente correndo o perigo de electrocussão, deve desta forma para sua protecção comprar um aparelho de corrente residual. Basta ligar este aparelho à tomada eléctrica antes do fio eléctrico flexível dando protecção total ao utilizador. As extensões  eléctricas  ou fios de alimentação devem ser sempre adquiridas com corta-circuitos automáticos de segurança  eléctrica e tomadas isoladas. As  extensões com estas características são essenciais para as tarefas do exterior e interior de casa.

Como ter segurança em escadotes

Os escadotes e os seus degraus quando estão danificados podem contribuir para um eventual acidente e  tornando-se perigosos. Deste modo verifique sempre se estes estão em condições para serem usados. Para que a escada seja segura deve incluir os seguintes acessórios: um gancho no telhado que desce pela cumeeira para obter segurança e um tensor que  ajuda a equilibrar o peso da escada impedindo que escorregue. Deve também possuir uma plataforma fixa e segura para se apoiar.  Esta plataforma geralmente é composta por uma camada de borracha com diversas nervuras. Para ter mais estabilidade pode ter ainda uma plataforma movível, tábua ou estrado que é  colocado entre dois degraus ou cavalete. Normalmente adapta-se a esta placa amovível um varão de segurança, de forma a impedir que o trabalhador caia mesmo que escorregue.

A segurança de ter um extintor

O risco de incêndio é sempre uma probabilidade seja em casa ou na oficina. Deste modo ter um extintor é essencial para quem gosta de bricolage. A sua montagem deve ser feito na parede num local à vista de todos e de fácil alcance. A sua manutenção deve ser feita regularmente.

A importância do manual de instruções
É sempre importante ler o manual de instruções e segurança quando utiliza certo tipo de ferramentas mecânicas e equipamentos eléctricos. Grande parte dos métodos de segurança no trabalho são estabelecidas pelos fabricantes e descritas nos seus manuais e instruções de utilização. Desta forma é essencial ler sempre o manual e segui-lo à risca. Por outro lado, a utilização de escadotes por exemplo necessita da montagem directa do utilizador e essa montagem é feita usando os conhecimentos adquiridos no dia a dia.

Sugestões práticas sobre equipamentos eléctricos

Evite inclinar-se demais  em escadotes quando trabalha. É preferível descer e voltar a pôr o escadote noutra posição de modo a alcançar o que deseja.

Não permita que crianças ou animais de estimação fiquem perto  de  locais que possuam ferramentas eléctricas ou solventes fortes.

• Se estiver muito cansado não faça tarefas de bricolage. O cansaço não irá  deixá-lo concentrar e corre o risco de cometer erros primários ou perigosos.

Ao iniciar uma tarefa de bricolage tenha a certeza de que o local de trabalho e as ferramentas a utilizar estão preparadas e organizadas. Os fios eléctricos flexíveis devem estar soltos e não devem ser calcados pois correm o risco de ficarem danificados por dentro. Evite que os fios eléctricos flexíveis  não se arrasem no chão e não use as extensões de fio muito longas pois estas têm tendência  a aquecer demasiado.




Deixar Comentário