Segurança com ferramentas eléctricas

Medidas preventivas  a tomar:

– Desligue sempre a ferramenta da tomada antes de mudar qualquer peça. Proceda da mesma forma logo que termine o trabalho ou se tiver de o interromper.

– Use equipamento de segurança como óculos de protecção e não trabalhe com roupas largas, de gravata ou com colares.

– Não deixe entrar crianças e animais no local onde está a trabalhar.

-Segure bem na ferramenta com as duas mãos, se possível.

– Pegue no berbequim pela pega lateral, e não pelo corpo da ferramenta.

-Quando a peça em que está a trabalhar estiver fixa num torno ou num suporte regulável, verifique se a fixação está bem segura.

– Coloque-se ao lado da serra circular quando a está a utilizar, e não atrás  pois se a lâmina encravar, a serra pode recuar.

– Se a lâmina começar a encravar, desligue a serra e espere até que a lâmina se imobilize. Levante a lâmina da linha de corte e recomece a serrar.

Como evitar lesões ao manobrar ferramentas eléctricas

Qualquer ferramenta eléctrica pode se tornar perigosa se não for manobrada com cuidado, seguindo as instruções de segurança. As ferramentas eléctricas podem também constituir perigo se estiverem em mau estado. Verifique que a ferramenta eléctrica possui uma ligação à terra,  isto é, o fio isolador verde-amarelo do cabo eléctrico da ferramenta deve estar ligado ao perno de ligação à terra da ficha.  As ferramentas com isolamento duplo possuem um sistema diferente.

Ferramentas com isolamento duplo

As ferramentas com isolamento duplo têm um cabo com dois condutores isolados, um castanho e um azul. Verifique regularmente o estado do cabo, substituindo-o quando estiver gasto ou estragado, e mude a ficha sempre que for necessário. Adapte um disjuntor diferencial à tomada antes de ligar a ferramenta.




Deixar Comentário