Dicas para semear e plantar

Alguns conselhos para semear e plantar plantas de jardim em estufas e em terreno aberto.

Em terreno aberto:
As sementeiras em terreno aberto, geralmente, efectuam-se colocando um fio em linha recta sobre os sulcos cavados pelo ancinho. As sementes maiores são depositadas (entre 4 ou 5) em buracos bem alinhados. Seguidamente passe o ancinho na terra, e, assim que estiver seca à superfície, regue-a, pulverizando-a.

Estufas:
As sementeiras crescem mais rapidamente em estufas que em terreno aberto (cerca de 3 a 4 semanas antes). Cubra as jovens plantas ou proteja-as do frio. Coloque-as numa estufa ou num local bem soalheiro e abra-a para arejar em tempo agradável.

Colheita precoce:
Os legumes precoces (cenoura da Primavera, rabanetes e alface) permitem um maior aproveitamento da sua horta, dado que, depois de colhidos, deixam um espaço vazio para a cultura dos legumes de Outono (2ª colheita). Para isso semeie mais cedo ou “acelere” as sementeiras.

As parcelas de terreno:
Disponha as suas culturas em parcelas de 3-4m de comprimento por 1.2m de largura. Esta largura vai permitir trabalhar no meio das plantas, sem as pisar. Atenção, as grandes superfícies favorecem o crescimento dos parasitas.
Caminhos com 30 cm de largura permitirão a passagem do carrinho de mão.

A germinação:
As sementes devem beneficiar de um mínimo de calor para germinar, se não a humidade fará com que apodreçam. O período próprio para semear está indicado no saco das sementes. Semeie com tempo aprazível e calmo e evite em absoluto os dias de chuva.




Uma resposta

Deixar Comentário