Sistema de filtragem e drenagem da piscina

Limpeza da piscina

A maioria das piscinas também possui um par de portas de vácuo utilizadas somente na limpeza da piscina. Essas portas são conectadas a aspiradores de piscina, que funcionam mais ou menos como um aspirador de pó. A diferença é que sugam água em vez de pó. As portas a vácuo podem ter seu próprio sistema de bombeamento, mas na maioria das piscinas elas são controladas pela bomba principal. Depois de passar pelos vários drenos, a água flui para o estágio de filtragem.

Sistema de represa flutuante

No sistema de represa flutuante, a porta de entrada move-se para dentro e para fora para deixar um volume muito pequeno de água entrar a cada vez. Para remover o lixo de forma eficaz, o objectivo é apanhar apenas o nível da superfície. A água flui através da cesta do filtro, que pega o lixo maior, como folhas. Além da porta principal, o sistema de escumadeira possui uma linha de equalizador secundário que leva a um dreno abaixo do nível da superfície. Esta linha evita que a escumadeira mande ar para o sistema de bombeamento se o nível da água cair abaixo do nível da porta principal.
A água é bombeada através do sistema de filtragem e novamente para os retornos, que são as válvulas de entrada ao lado da piscina. Este sistema envolve muita sucção, mas se a piscina for construída correctamente, virtualmente não há risco da sucção prender alguém contra um dos drenos. A única maneira do sistema de bombeamento aplicar esse tipo de sucção é se houver apenas um dreno aberto. Numa piscina segura, existem sempre diversos drenos principais, bem como várias escumadeiras. Portanto, se alguém ou algo bloquear um dreno, o sistema de bombeamento puxará água de um dos outros drenos. Isso elimina a sucção no dreno bloqueado.

Sistema de drenagem, bomba e filtro da  Piscina

Os drenos principais estão geralmente localizados no ponto mais baixo da piscina para que toda a sua superfície incline em direcção a eles. A maior parte do lixo e dos restos que afundam saem da piscina através desses drenos. Para evitar que os cabelos e os membros das pessoas sejam atraídos pela bomba, os drenos são quase sempre cobertos com grades ou coberturas anti-vortex (uma cobertura que desvia o fluxo de água para evitar que um vórtice perigoso seja formado).
As escumadeiras drenam a água da mesma maneira que os drenos principais, mas sugam apenas do topo da piscina (geralmente 0,5 cm). Qualquer lixo que flutue, como folhas, óleo de bronzear, cabelo, etc, irá sair da piscina através desses drenos.

O diagrama abaixo mostra um sistema comum:

diagrama-de-drenagem-da-piscina




Deixar Comentário