Sistema de ventilação das habitações

Lareiras tapadas

Se uma lareira foi tapada com tijolos ou com madeira, o resultado pode ser a formação de condensação dentro da velha chaminé, levando ao aparecimento de manchas da saliência da chaminé, especialmente se não houver um tijolo furado. Instale um ventilador de parede feito de metal nos tijolos ou painéis onde havia a abertura da lareira, fazendo, para isso, um buraco mais pequeno do que o tamanho do ventilador. Alguns são fixos com parafusos; outros, para usar em tijolos, são fixos com gesso. Se o tubo de chaminé tiver sido removido e a chaminé tapada, certifique-se de que foram instalados tijolos no topo da chaminé.

Nota:

• Pode ter de instalar mais tijolos numa divisão onde exista uma lareira de betão. Esta pode criar áreas mortas que podem necessitar de ventilação extra para evitar o apodrecimento.

Como ventilar espaços no telhado

Se a sua casa tiver uma empena, o espaço do telhado pode ser ventilado colocando-se tijolos furados na empena. Se a casa for geminada, peça ao seu vizinho para fazer o mesmo e coloque outro tijolo na parede divisória para permitir que o ar circule livremente. A alternativa é instalar ventiladores nos sofitos de madeira – as tábuas horizontais salientes sob o beiral. Tudo o que é necessário para os instalar é cortar um buraco na madeira usando um serrote de ponta ou uma serra tico-tico, depois colocar o ventilador no lugar, fixando-o com parafusos se for necessário. Deve haver um espaço livre por cima de cada ventilador para que o ar entre no telhado, por isso certifique-se de que o material de isolamento não toca nos beirais. Um telhado mal ventilado pode levar ao aparecimento de condensação e possível apodrecimento.

Nota:

• Se tiver uma caldeira a gás numa divisão, os regulamentos podem obrigá-lo a comprar um ventilador que deve ser colocado na parede exterior. Pergunte ao fornecedor de gás (ou pessoa que instala o aquecimento) se necessita ou não de instalar um ventilador.

Sistema de ventilação por baixo do chão

Um soalho flutuante é feito de tábuas de madeira ou folhas de aglomerado de madeira apoiadas em traves. Para manter as traves e o soalho seco, e evitar também o apodrecimento e os ataques de vermes da madeira, é essencial algum tipo de ventilação por baixo do soalho. Esta é formada por tijolos com furos que se instalam nas paredes exteriores da casa. A primeira coisa a verificar é se todos os tijolos existentes não têm detritos ou se os furos não foram tapados com a ideia errada de que isso pouparia dinheiro em aquecimento. A seguir, verifique se existem tijolos suficientes – deve haver um de 2 em 2 metros ao longo da parede. Instalar um novo tijolo não é difícil, uma vez que a maioria combina com o tamanho dos tijolos normais. Decida onde o quer colocar, remova a argamassa à volta do tijolo e retire-o. Numa parede dupla, a mais comum, terá de continuar o orifício através da parede interior e colocar um revestimento de argila para manter a corrente de ar. Utilize os cantos do orifício na parede exterior para alinhar e abrir quatro orifícios na parede interior, depois abra o buraco com um escopro e um maço, trabalhando a partir do interior. Terá de levantar tábuas do soalho para o fazer. Instale o tijolo a partir do exterior, aplicando argamassa no fundo do buraco e no topo do tijolo, empurrando a argamassa para os lados. As junções de argamassa devem ter o mesmo perfil que as circundantes. Coloque argamassa no revestimento dentro da casa.

Ventilação essencial na habitação

Nas casas mais antigas, existem provavelmente tantas aberturas à volta das portas, das janelas e lareiras que será desnecessária uma ventilação de ar adicional, embora possa ter de abrir algumas janelas de vez em quando. Nas casas modernas, a combinação de janelas e portas calafetadas e fechadas ou a não existência de lareiras significa que é necessário algum tipo de ventilação adicional. Esta pode ser uma ventilação forçada, através de um extractor numa casa de banho ou cozinha, ou ventilação de fundo, para a qual se usa um ventilador. Este, que permite a entrada de uma corrente de ar fresco lenta mas constante na divisão, é colocado muito simplesmente numa janela. Faz-se um buraco na moldura, no qual se insere o ventilador, permitindo assim que o ar entre e saia da divisão. Há ainda uma grelha que impede que os insectos entrem e um controlo para regular o fluxo de ar.




Deixar Comentário