Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Substituição de rodapé de madeira

Como substituir um remate de parede

Use um pé-de-cabra para retirar um remate de parede, inserindo uma tábua de madeira por baixo da cabeça da ferramenta para proteger o estuque e para aumentar a força de alavanca. Retire quaisquer pregos que fiquem na parede com uma turquês, utilizando novamente a tábua de madeira para proteger a parede. Tape os buracos dos pregos com massa de enchimento, deixando-a ligeiramente saliente nesta fase. Quando a massa de enchimento estiver completamente seca, passe com lixa embrulhada à volta de um bloco de cortiça ou de madeira para obter uma superfície perfeitamente plana e lisa. Coloque o novo remate, marcando as extremidades, se necessário.

Como encaixar o rodapé de madeira

Numa divisão rectangular, é sempre melhor colocar duas secções compridas de rodapé primeiro e depois colocar as secções mais pequenas. Torna o o trabalho de arrancar e de fixar muito mais fácil. Para encaixar o rodapé, primeiro retire parcialmente o antigo usando um pé-de-cabra, depois coloque os calços para o segurar de modo a conseguir usar uma serra. Coloque um bloco de meia-esquadria contra o rodapé e, com uma serra de respigar, vá cortando em 45 graus até o rodapé estar cortado ao meio. Repita o corte a 45 graus na outra extremidade da secção a ser substituída e retire a secção de rodapé velha. Coloque a nova secção, marque cada extremidade com um lápis e corte de acordo. Uma boa forma de fixar a secção nova é colocar uma prancha sobre o rodapé e ajoelhar-se em cima desta enquanto coloca os pregos de aço.

Nota:

• Muitos rodapés são fixos com pregos cortados, que têm uma extremidade quadrada e agarram muito bem. Quase certamente que irão fazer rachar o rodapé de substituição em certos lugares, por isso use pregos de alvenaria e faça furos piloto no rodapé.

Como fazer os cantos

Quando colocar uma peça moldada com curvas côncavas num canto, a forma correcta de obter a junção é marcá-la. Isto é feito desenhando o perfil de uma peça na parte de trás de outra usando um pequeno pedaço como molde. Depois, corta-se com uma serra de recorte ao longo da linha marcada, permitindo que a peça se encaixe perfeitamente nas suas vizinhas. Esta técnica evita a má união das extremidades, que pode ocorrer quando alguns moldes de rodapé são chanfrados a 45 graus usando uma caixa de meia-esquadria ou uma serra tico-tico. No entanto, para cortar uma meia-esquadria exterior, ou um ângulo, use a serra de respigar ou a caixa de meia-esquadria da forma normal.

Métodos de fixação

Os pregos cortados, como os que são usados para fixar rodapés, sempre foram usados para fixar remates e peças semelhantes, mas estes podem não estar à venda no seu fornecedor habitual. Qualquer prego de arame constitui uma boa alternativa quando fixa através do estuque até às vigas, desde que saiba onde estas estão.

Como cortar uma junção marcada

Use um pedaço da madeira como guia. Com um lápis, marque a linha na parte de trás transferindo o contorno. Corte com uma serra tico-tico.

Tipos de rodapés

Os rodapés podem variar desde simples secções rectangulares de madeira a perfis moldados bem ornamentados. De forma semelhante, os remates de parede, muitas vezes chamados remates de cadeira porque protegem as paredes das costas das cadeiras, podem ter de ser substituídos ou reparados. De muitas formas, estas tarefas são semelhantes.

1 Comentário para “Substituição de rodapé de madeira”

  • david diz:

    Faltou umas fotos pra complementar o artigo. Facilitaria muito, principalmente no caso de serrar meia esquadria (ângulos)

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: