Técnicas básicas para a iluminação da habitação

Iluminação directa e indirecta

Iluminação directa é aquela que é dirigida para o objecto a ser iluminado. Quanto maior a distancia entre a fonte e o objecto a ser iluminado, menor é a intensidade da iluminação e maior é a área atingida pelos raios de luz.
Iluminação indirecta é aquela que não ilumina necessariamente o objecto e sim o ambiente em que este se encontra.

Iluminação para leitura

Uma má iluminação provoca danos e cansaço excessivo quando estamos a ler. O ideal para ter uma boa iluminação de leitura é:
 – Uma iluminação directa, ou seja dirigida para o que estamos a ler.
 – Uma luminária colocada atrás e um pouco acima do leitor também pode ser uma boa opção.

Iluminação para ver televisão

Hoje em dia, passamos muitas horas a ver televisão. Para não cansar a vista é preciso ter uma boa iluminação da habitação para ver televisão.
1 – Não deixe nenhuma luz reflectir na tela.
2 – Mantenha o ambiente iluminado de forma a quebrar o contraste do claro com o escuro provocado pela luz da televisão. De preferência ilumine suavemente a parede atrás (ou em volta) do aparelho.
3 – Mantenha uma distância de 1,5 m no mínimo da tela da televisão.
O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela, experimente colocar uma estante ou uma parede de cor diferente.

Tipo de lâmpadas

Lâmpada suave

São lâmpadas de uso habitacional que oferecem luz aconchegante, confortável e tranquila para momentos de descanso e descontracção. Podem ser usadas nos quartos, salas de estar e jantar.

Lâmpada clara

São lâmpadas de uso habitacional que oferecem luz estimulante, eficiente e vibrante.
Ideal para ler, trabalhar e brincar. Podem ser aplicadas em cozinhas, casas de banho e áreas de serviço.

Lâmpada especial

São lâmpadas de uso habitacional para aplicações específicas como para a iluminação do frigorífico, forno, lâmpadas anti-insectos, etc.

Depois de analisar os critérios de escolha dos produtos, mas antes de adquirir qualquer produto, é necessário avaliar o ambiente onde serão instalados estes novos produtos. Evite pintar os tetos e paredes com cores escuras, pois exigem maior luminosidade para compensar a absorção de luz elevada de uma matiz escura, trazendo como consequência directa, o aumento do consumo de energia e o acúmulo de calor. Mantenha limpas as luminárias para não haver perdas de luminosidade.




Deixar Comentário