Como reparar telhados planos

O tempo médio de um telhado plano isolado é entre 10 a 15 anos. Pode haver excepções, ou seja, se o telhado tiver sido construído com materiais mais caros, este pode até durar mais do que 15 anos. Se o telhado a reparar estiver muito estragado, o mais conveniente será proceder à cobertura dele na sua totalidade. Por outro lado se não estiver muito danificado, pode reparar  as suas pequenas falhas, ajudando a prolongar a vida do seu telhado antes que seja necessário ser substituído integralmente. Se não fizer nada para repará-lo, mais tarde poderá ter consequências maiores como fugas de água, provocando o  apodrecimento das vigas de madeira.

Como revestir um telhado plano

A maior parte dos telhados planos possuem duas ou três camadas de revestimento, estas  camadas normalmente duram mais do que as camadas usadas em telhados de alpendres. A camada superior é fixa com cola. Primeiro deve arrancar todo o revestimento, restando somente a madeira, deve de igual forma retirar os algerozes. Ao retirar o revestimento velho, memorize a forma como está dobrado e corte-o em todos os cantos e extremidades. Para ser mais fácil pode optar por fazer um esboço, assim não irá esquecer da forma como estavam. Observe o estado da madeira do telhado, repare ou substitua o que for urgente. Solte todos os pregos e faça uma limpeza geral no telhado. A maior parte dos telhados planos possui um ângulo mais elevado ao longo de dois lados para obrigar  a água da chuva  a dirigir-se para um terceiro lado, correndo depois para um algeroz. O quarto lado está unido à parede. As tiras da primeira camada devem ser cortadas ligeiramente mais compridas do que o telhado e pregadas, trabalhando em direcção ao algeroz, usando tachas largas de 18 mm. Deixe ficar uma sobreposição de pelo menos 50 mm entre as tiras. Faça cortes de modo a que possa levantar o revestimento e pô-lo por cima das extremidades em ângulo e por cima do filete em ângulo da parede da casa, seguindo os esboços feitos por si previamente. Apare o revestimento no beiral. Corte uma tira com cerca de 150 mm de largura de capeamento e coloque-a ao longo da parede da casa para que caia para o telhado. Una-a à junção de argamassa menor disponível, tendo cortado parte da argamassa primeiro. Se está a adicionar uma segunda camada, meta-a por baixo da primeira, usando uma cobertura contínua de cola de feltro. Corte a primeira tira com uma largura diferente para que as junções não coincidam com as da primeira camada. Coloque a primeira tira no telhado, vire metade para si para aplicar cola por baixo, depois repita o processo para a outra extremidade. Faça a mesma coisa para as restantes tiras, sobrepondo-as pelo menos 50 mm e aplicando cola ao longo da sobreposição. Não ponha a segunda camada por cima do ângulo levantado. A camada de topo deve ser presa em baixo da mesma forma do que a segunda, mas os pormenores nos cantos e nas extremidades serão diferentes. Termine colocando uma segunda tira ao longo da parede da casa, fixando-a numa junção de argamassa mais alta da parede com argamassa fresca, e uma cobertura protectora ao longo de cada extremidade com ângulo.

Como reparar rachas e bolhas de ar

Para fazer este tipo de reparação num telhado plano isolado irá precisar de mástique betuminoso. Apesar de esta operação ser bastante demorada e trabalhosa,  é simples de fazer. Para iniciar deve retirar todas as lasca soltas à volta da área danificada coma ajuda de uma escova. Se for necessário pegue numa pistola de ar quente, e amacie o revestimento, varra e tire o lixo, o musgo outros detritos. Se tiver uma racha no revestimento, puxe as extremidades para trás, se pelo contrário tiver uma bolha de ar, faça um corte em forma de cruz no centro da bolha e puxe as quatro secções para trás. Se estiver algum rebordo levantado, limpe a área por baixo deste. Quando a superfície de baixo estiver seca, use uma pistola de ar quente para acelerar este processo. Se for necessário aplique mástique na área exposta e pressione as extremidades da racha,  na bolha de ar ou rebordo, com a ajuda de um rolo de aplicar papel de parede. Se uma racha for dificil de fechar, utilize uma fita de reforço de poliéster ou fita brilhante para reforçar a reparação. Existem no mercado alguns produtos de reparação de emergência de telhados para isolar uma fuga no telhado, mesmo que este esteja molhado ou debaixo de água. Os aerossóis de reparação instantânea podem ser usados em telhados húmidos e também em tugas de algerozes. Antes  de utilizar estes produtos deve verificar as instruções do fabricante. Se um telhado plano isolado estiver muito danificado com várias rachas e bolhas, é possível repará-lo, isolando-o com uma emulsão betuminosa ou com borracha líquida impermeabilizante.

Antes de proceder a esta tarefa deve limpar totalmente o telhado todo o telhado com fungicida para eliminar qualquer bolor. Faça as reparações e depois cubra a superfície com a emulsão ou borracha líquida. Com uma escova macia  ou uma vassoura espalhe o produto. Por fim passe uma esponja com solvente para eliminar os possíveis pingos. Algumas emulsões betuminosas necessitam de aparelho antes do revestimento principal. Todos os produtos de borracha líquida são aplicadas numa só camada e fornecendo mais durabilidade por serem mais flexíveis.

Quando a camada de emulsão ou de borracha líquida estiver seca, aplique lascas de pedra. Se as antigas lascas estiverem sujas ou ficarem sem brilho ponha umas novas.  Estas lascas de pedra fazem com que os telhados fiquem frescos quando a luz do sol incidem sobre eles.

Como fazer junções de telhado

A junção entre um telhado plano e a parede da casa normalmente costuma ficar danificada, deixando que a água penetre no interior. Para fazer o isolamento desta junção deve inserir fita de chumbo numa das camadas de argamassa da parede. Se por outro lado a a fita de chumbo estiver partida, a forma mais simples é usar uma fita adesiva betuminosa. Deve escolher o tipo de fita apropriada para a tarefa que tem em mãos. Antes de iniciar esta operação deve limpar as superfícies que vão ser isoladas e aplique um aparelho antes de retirar o papel. Pressionar a fita, primeiro com os dedos e depois com um rolo. Use uma protecção tipo luvas grossas quando proceder a esta operação. Se for necessário a fita pode ser cortada com uma tesoura. Ponha argamassa fresca nas junções onde está a fita de chumbo colada junto à parede de casa.

Como isolar telhados planos

Se o telhado isolado estiver muito danificado, a solução mais conveniente é voltar a isolá-lo. No entanto deve verificar se a estrutura por baixo está em boas condições para se fazer este tipo de operação. Normalmente os telhados inclinados simples são os mais fáceis de isolar, como por exemplo os telhado dos alpendres de jardim. Para fazer a substituição de um telhado plano numa extensão da casa ou numa garagem ao lado é  mais complicado, mas com algum trabalho e esforço consegue-se fazer um novo isolamento.




5 Comments

  1. arcanidio Responder
  2. Marcia Responder

Deixar Comentário