Teste de fuga de energia

Existem inúmeras causas para a ocorrência de fuga de energia. São elas: emendas de condutores malfeitas, condutores desencapados, mal dimensionados ou com isolação desgastadas pelo tempo. Este tipo de defeitos na corrente eléctrica podem ser detectados da seguinte forma:

Na instalação eléctrica:
Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes.
Verifique se o disco do medidor continua girando. Se continuar e der uma volta em menos de quinze minutos, pode existir “fuga de corrente“.
No caso de “fuga de corrente“, a causa pode ser defeito na instalação eléctrica ou problema no medidor, pois os aparelhos devem estar todos desligados.
Verifique se o disco do medidor pára de funcionar. Então, o defeito é da instalação eléctrica. Nesse caso, o melhor que você tem a fazer é consultar um electricista de sua confiança.
No caso do medidor continuar funcionando, o defeito poderá ser do próprio medidor.

Aparelhos electrodomésticos:
Ligue novamente a chave geral (disjuntor ou fusível), mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e apague as luzes.
Ligue um aparelho por vez numa tomada, sem fazê-lo funcionar. O teste pode ser feito com o frigorífico, o rádio, o leitor de DVD ou qualquer outro aparelho automático que se liga sozinho e que deve ser desligado da tomada na hora do teste.
Verifique o disco do medidor de energia eléctrica. Se ele começar a girar, está comprovado que o electrodoméstico ou a tomada está com algum defeito. Conecte outro electrodoméstico na mesma tomada, porém sem ligá-lo, e verifique novamente se o disco do medidor continua a girar. Caso continue, o defeito está na tomada. Há ainda a possibilidade de os dois aparelhos estarem com defeito.
Para confirmar, teste-o em outra tomada.




Deixar Comentário