Vasinho com Flores de Tecido – Tulipa e Rosas

O tecido abre diversas possibilidades no artesanato, pois com apenas alguns retalhos é possível  fazer algo bonito e diferenciado.

Muitas costureiras ou artesãs inventam formas de utilizar todos os pedacinhos de tecidos que sobram em seus trabalhos e os transformam em peças de decoração que também podem ser comercializadas por um preço razoável. Outras pessoas  acabam aprendendo a fazer o artesanato para embelezar o seu lar, desta formar é possível criar uma decoração aconchegante e cheia de vida.

Além do famoso fuxico, é possível fazer flores usando outras técnicas para fazer os mais variados tipos de artesanato. Existe a possibilidade de fazer um vasinho cheio de tulipas ou de rosas feitas em tecido, por exemplo. Poderá soltar a criatividade usando tecidos de qualquer cor ou estampa e fazer flores que combinam muito bem com a decoração do ambiente. Além do aconchego que as flores de tecido trazem ao ambiente, esse artesanato mantém a elegância da decoração sem precisar se preocupar em regar o vasinho de flores todo dia,para que não morram, ou poderá fugir das flores artificiais feitas em plástico que não favorecem a decoração.

Poderá usar vasinhos de cerâmica, de barro, de MDF, pintados e decorados. Poderá enriquecer o artesanato usando diversos outros materiais como, rendas, sianinhas, fitas, cetim, cordões, folhas secas, bordado inglês, botões, cipós ou até mesmo sementes. Basta usar a criatividade e usar vários materiais que podem até mesmo ser extraídos da natureza.

 

vasinhos-de-flores-de-tecido

 

Como fazer Tulipas de Tecido                                                           

Precisará de: tecidos de algodão, palito de churrasco, bola de isopor, fita de cetim, linha, agulha, manta acrílica e cola quente.

  1. Passo: Corte retângulos para fazer as flores e para fazer as folhas. Poderá cortar retângulos de 12x8cm.
  2. Passo: Encape os palitos de churrasco com a fita de cetim. Esses palitos serviram como caule.
  3. Passo: Corte as bolinhas de isopor na metade e espete o palito de churrasco já encapado.
  4. Passo: Junte dois retângulos com a estampa virada para dentro para fazer as folhas. Basta desenhar o formato da folha, costure de acordo com o risco e desvire para que a estampa fique para o lado de fora.
  5. Passo: Para fazer as flores, basta dobrar um retângulo ao meio com a estampa para dentro e costurar apenas em cima deixando os lados abertos. Passe o palito por dentro e costure o tecido por baixo do isopor para prendê-lo.
  6. Passo: Coloque manta acrílica em volta do isopor para deixar a flor fofinha. Agora é só desvirar.
  7. Passo: Preencha o resto da flor com manta acrílica, vire a beirada do tecido para dentro e de alguns pontinhos para fazer o formato da flor.
  8. Passo: Cole a folha no caule da flor e está pronto.

Como fazer rosas em tecido

  1. Passo: Desenhe 5 círculos em um tecido e corte.
  2. Passo: Dobre os círculos ao meio e passe com ferro quente para fazer vinco.
  3. Passo: Alinhave 1/4 de uma das pétalas na parte circular.
  4. Passo: Posicione a ponta da segunda pétala no lugar onde parou de costurar e então alinhave mais um pouco. Faça isso até chegar a quinta pétala e termine de alinhavar. Arremate mas não corte a linha.
  5. Passo: Enrole em volta de um de seus dedos deixando a parte alinhavada virada para cima. Una essa base sem puxar muito fazendo um leve franzido.
  6. Passo: Complete a volta, do centro em direção as bordas apenas costurando. Arremate e estará pronto.

Como vê, é muito simples fazer um vasinho com flores de tecido.




Deixar Comentário