Vela artesanal com cera de abelha

Se tem jeito para as trabalhos manuais, então vai gostar deste nosso artigo acerca de como fazer uma vela artesanal com cera de abelha.

A sua elaboração é muito simples, mas o efeito final fica muito original, sendo estas velas fabulosas para expor em elegantes candelabros de prata ou de cristal ou simplesmente em cima de uma bonita mesa.

Segue-se o guia detalhado com todas as etapas.

O que vai precisar:

  • pedaços de cera de abelha
  • folhas de cera de abelha (disponíveis em lojas de artesanato)
  • pavio
  • recipiente à prova de calor
  • faca de cozinha bem afiada e tesoura (ou x-acto)

Como Fazer:

  1. Corte alguns pedaços de cera de abelha e coloque-os no recipiente à prova de calor. Reserve estes pedaços para o ponto 4. De seguida, pegue nas folhas de cera de abelha e coloque-as numa superfície dura. Corte-as com uma tesoura ou x-acto afiado em rectângulos ( do tamanho que deseja que a vela tenha). Corte o pavio mais comprido que os lados mais estreitos da folha de cera (lembre-se que os lados mais estreitos devem ter o tamanho da altura desejada para a vela).
  2. Agarre no pavio cortado e coloque-o sobre a folha de cera (já previamente cortada como descrevemos anteriormente) ao longo de um dos lados mais estreitos, alinhando a extremidade do pavio com a da folha (como pode ver na imagem ao lado). De seguida, enrole a cera em torno do pavio (fazendo um rolinho) o mais apertado possível. Continue com o processo até chegar ao fim da folha.
  3. Se preferir uma vela mais grossa basta voltar a enrolar numa outra folha de cera de abelha, de forma a ficar com outra camada na vela. Tenha em atenção que a segunda folha deve ser do mesmo tamanho que a folha que utilizou para enrolar a primeira camada. Vá acrescentando as camadas que desejar até que a vela fique com a grossura desejada. No final da última camada pressione o rebordo da folha firmemente para segurá-la no lugar.
  4. Para nivelar a vela na base basta usar uma faca afiada. Para nivelar a zona do pavio e cobri-lo totalmente, basta usar os pedaços de cera de abelha que reservou anteriormente no ponto 1. Coloque-os dentro do recipiente à prova de calor e em banho maria ou sobre a chama para derreterem e de seguida enfie o pavio na cera derretida até ficar totalmente coberto. Deixe a vela pronta a secar de pé num local fresco.

O que acha do produto final? Muito original e bonito, ideal para decorar a sua casa ou para oferecer como prenda a amigos e familiares. Pode também optar por velas de cera de abelha de diversos formatos. A imaginação é o seu limite!

 




2 Comments

  1. RENATO LEÂO DE LEMOS BARROSO Responder
  2. RENATO LEÂO DE LEMOS BARROSO Responder

Deixar Comentário