6 passos essenciais para limpar um aparelho de ar condicionado

Em um país tropical como o Brasil, o aparelho de ar condicionado está cada dia mais presente nos escritórios, comércios, restaurantes e até residências.

Antes de providenciar o seu aparelho procure um que venha com o filtro HEPA. Este filtro é responsável pela purificação de até 99% do ar, garantindo além de um clima confortável um ambiente mais seguro para você e sua família.

Para aumentar a durabilidade do seu equipamento e preservar o ar sempre saudável e livre de doenças (com ou sem filtro) você deverá realizar a limpeza do aparelho regularmente. Essa limpeza sempre foi motivo de dúvidas, e normalmente as pessoas optavam por pagar um técnico para realizá-la.

Abaixo você irá aprender a limpar um aparelho de ar condicionado com as próprias mãos da forma correta e sem precisar gastar muito.

Confira o passo a passo.

 

arcondicionado

 

Passo a passo

  • Desligue o aparelho: Primeiramente desligue o aparelho de ar-condicionado e retire o seu cabo elétrico da tomada.
  • Painel frontal: O painel frontal pode ser limpo com um pano (ou flanela) limpo, macio e seco. Não utilize água, muito menos produtos abrasivos e/ou corrosivos, isso poderá danificar o aparelho. Se a sujeira estiver muito difícil de tirar, umedeça o pano e esfregue levemente. De preferência utilize uma flanela de microfibra para evitar riscos, entre outros danos.
  • Filtros: Os filtros são as peças que mais necessitam dessa higienização. São neles que a sujeira fica acumulada, essa sujeira cria um clima perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, portanto, os filtros devem ser limpos para que o ar-condicionado não se torne um propagador de doenças respiratórias. Para limpar os filtros você primeiramente deverá desencaixá-los do aparelho. A limpeza pode ser feita facilmente com um aspirador de pó. Se a sujeira estiver muito difícil de retirar, você precisará lavar os filtros com água e detergente neutro. Por fim, não se esqueça de secar a peça e recolocá-la no mesmo lugar.
  • Ar condicionado de carro: Não se esqueça que o filtro do ar condicionado do carro também deve ser limpo e/ou trocado. O ar condicionado dos carros é como os tradicionais das casas, e também pode propagar doenças se não for limpo frequentemente.
  • Frequência de limpeza: A limpeza do ar condicionado, principalmente dos filtros, normalmente é realizada uma vez por mês. Mas isso pode variar de acordo com o fabricante e de acordo com o local. Se o local for mais propenso a sujeira e poeira, obviamente os filtros devem ser limpos em um prazo menor. Alguns modelos possuem a função de alerta de sujeira para facilitar. Mas em todos os casos, não deixe o aparelho por mais de um mês sem a higienização.
  • Limpeza profissional: A limpeza profissional ainda assim é indispensável. Esse tipo de limpeza é chamado de “limpeza total”. Além de realizar a limpeza dos filtros, os técnicos realizam a limpeza interna e verificam a presença de defeitos no aparelho. Essa higienização profissional deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano.

 




Deixar Comentário