Menu

Asbesto – um terrivel inimigo dentro de nossas casas

  • on 16 de fevereiro de 2011
  • Likes!

O asbesto é uma fibra mineral natural, incombustível, bom isolante, durável e indestrutível. Mas os constituintes do asbeto provocam doenças como a asbestose, doença crónica pulmonar, câncer de pulmão, do trato gastrointestinal e o mesotelioma. Vale mais prevenir do que remediar… remova os Asbestos da sua vida.

Print Friendly, PDF & Email

Sabe o que é o Asbesto?

Sabe os riscos que corre se tiver asbesto em sua casa, ou no seu local de trabalho?

O asbesto é uma fibra mineral natural, que, possui  propriedades físico-químicas de alta resistência, mecânica e a altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de ácidos, facilidade de ser tecida etc.), abundante na natureza e, com baixo custo… por tudo isto tem sido largamente utilizado na indústria. O asbesto é extraído fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio.
O Brasil está entre os cinco maiores produtores de asbesto do mundo e é também um grande consumidor, havendo por isto um grande interesse científico a nível mundial sobre nossa situação, quando praticamente todos os países europeus já proibiram seu uso. A maior mina de asbesto em exploração no Brasil situa-se no município de Minaçu, no Estado de Goiás.
No Brasil, os asbestos têm sido empregados em milhares de produtos, principalmente na indústria da construção civil(telhas, caixas d’água de cimento-amianto etc.) e em outros sectores e produtos como guarnições de freio(lonas e pastilhas), juntas, gaxetas, revestimentos de discos de embraiagem, tecidos, tintas etc.
Para se ter uma ideia da ordem de grandeza e da gravidade da questão para os países pobres, vejamos: um cidadão Americano se expõe em média a 100g/ano, um canadense a 500 g/ano e um brasileiro mais ou menos, a 1.200g/ano.
Entre as doenças relacionadas ao asbesto estão a asbestose, doença crónica pulmonar de origem ocupacional, cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal e o mesotelioma, tumor maligno raro e de prognóstico sombrio, que pode atingir tanto a pleura como o peritónio, e tem um período de latência em torno de 30 anos.

Vale mais prevenir do que remediar… remova o Asbesto da sua vida.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
  • Não entendi o que esta fibra mineral.Seja mais objetivo.

    MARA LUCIA 7 de dezembro de 2009 23:43 Responder
  • Estou a procura de quem me ensine a contruir uma tela para colocar em janelas para nos proteger dos pernilongos, é possivel:?????

    João 27 de janeiro de 2011 22:05 Responder
  • O que fazer realmente para evitar esse mal? se é usado na construção de telhas, caixas d’água, amianto…

    Valdecir Oliveira 9 de setembro de 2011 12:21 Responder
  • Realmente o artigo não elucida quais os elementos que devemos retirar de casa, eu não imagino sequer de que material são feitas as coisas com que construiram o meu prédio , sei lá se há abesto por aqui …

    Manuela 9 de setembro de 2011 12:24 Responder
  • Afinal o asbesto é o amianto , já há bastante tempo que tive conhecimento da sua toxidade , mas acredito que muita gente não o saiba, daí o artigo deveria ser mais elucidativo de facto

    Manuela 9 de setembro de 2011 12:30 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *