Com o chegar do bom tempo e dos dias mais quentes, é a altura perfeita para tirar maior proveito do espaço do seu jardim.
A nossa sugestão de hoje é ideal para a decoração do jardim ou simplesmente para o ajudar a relaxar neste espaço.
O melhor de tudo, é que para além de o poder usar no jardim, é também uma excelente opção para uma varanda na cidade.
Confira já de seguida o passa-a-passo para fazer um banco de jardim com floreiras. Em alternativa às flores pode fazer-se uma pequena horta de ervas aromáticas, frutos silvestres e legumes.
Passo-a-passo
O que vai precisar:
- Dremel® 8100
- Conjunto de brocas 628
- Dremel® DSM20
- Disco de corte multifunções DSM500
- 19 ripas de madeira (2 m x 3.4 cm x 3.4 cm)
- Cola de madeira
- Parafusos para madeira (4 x 5 mm)
- Chave de fendas
- Enchimento e espátula
- Lixa G120
- Pincel, verniz impermeável
- 6 a 8 vasos de plantas para pendurar
Como fazer:
Comece por cortar as ripas de madeira para fazer a estrutura da floreira. Preste atenção às medidas indicadas e faça uso da Dremel DSM20, com o disco de corte multifunções, para conseguir facilmente cortar as ripas. Para a estrutura da floreira vai precisar de 22 peças de 48 cm de cumprimento e 18 peças de 98 cm de comprimento. Pegue na lixa e alise bem arestas e zonas cortadas, para que fique um acabamento perfeito e nivelado.
Consulte o plano de montagens abaixo. Tenha em atenção que os pontos vermelhos correspondem ao local onde os furos devem ser feitos. Antes de fazer os furos insira a broca na Dremel® 8100.
Depois de fazer todas as medições, cortar as ripas e fazer os furos, é chegado o momento de colocar mãos à obra e montar a estrutura propriamente dita. Mantendo o plano de montagem sempre debaixo de olho, comece a aparafusar, contudo, não se esqueça que para esta etapa do projeto deverá utilizar parafusos de madeira. Aparafuse as peças individuais umas às outras com 4 mm x 50 mm. Para fortalecer as juntas, coloque cola de madeira nas extremidades de corte.
Com a estrutura já montada, bem firme e segura, preocupe-se agora com os detalhes e retoques finais. Se não gosta de ver os parafusos à vista, pode escondê-los com um pouco de massa de enchimento. Como o banco vai ficar no exterior da casa, pinte toda a estrutura com um verniz impermeável e deixe secar. Esta camada de verniz vai ser útil para aumentar a durabilidade e resistência, face a condições climatéricas adversas, como chuva e sol intenso.
Faça (ou compre) uns coxins/almofadas de uma tonalidade à sua escolha e que combinem com a restante decoração do espaço. Nas laterais da estrutura do banco coloque algumas floreiras suspensas (como se vê na imagem acima). Flores coloridas são sempre uma boa escolha, especialmente para a época da primavera e verão. Contudo, opte por plantas que se adaptem a condições de bastante luminosidade. Pode também colocar nas floreiras ervas aromáticas, que poderá posteriormente usar para dar mais gosto aos seus cozinhados.
Agora que o seu banco de jardim com floreiras já está pronto, usufrua dele naqueles fins de tarde deliciosos do verão!