Broche de Flor de Fuxico – Passo a Passo

Com apenas alguns retalhos de tecido é possível fazer diversos tipos de artesanato.

O artesanato mais famoso que utiliza retalhos de tecido é o fuxico, com o qual é possível decorar diversas coisas ou até mesmo usar o  para fazer um broche diferenciado. O mais interessante do fuxico é que utiliza-se materiais baratos e fáceis de encontrar, em alguns casos é possível utilizar os materiais que já temos em casa.

Precisará apenas de pedaços de tecido, linha, agulha e tesoura. Para fazer um broche também precisará de um fecho para broche ou um alfinete, neste caso o fecho é colado com cola quente para facilitar a fixação e agilizar a produção do broche. Com o fuxico também poderá fazer presilhas de cabelo para modificar o visual ou até mesmo poderá usar o fuxico na decoração de roupas e sandálias.

O fuxico pode ser feito em diversos tamanhos, isso vai depender do tamanho do molde que usará e do tipo de fuxico que escolherá. Alguns fuxicos ficam com a metade do tamanho do tecido usado, mas outros ficam maiores por utilizar um pedaço de pano para cada pétala da flor e acaba ficando com o tamanho exato do molde usado.

Passo a passo do broche de flor de fuxico

broche-de-flor-de-fuxicoAlém dos materiais citados acima, você precisará de um retângulo de tecido estampado com 25 cm x 6 cm, um botão, cinco círculos de tecido com a cor lisa, que tenham o mesmo tamanho, um fecho para broche ou um alfinete.

  • Passo 1: Para fazer um fuxico com pétalas quadradas, pegue um círculo de tecido e dobre em três partes, depois dobre ao meio. Alinhave apenas a parte aberta da pétala.
  • Passo 2: Faça o mesmo com os outros quatro círculos utilizando a mesma linha.
  • Passo 3: Com as cinco pétalas alinhavadas na mesma linha, puxe essa linha para franzir as pétalas e uma a primeira pétala com a ultima para formar a flor e arremate.
  • Passo 4: Para fazer o fuxico redondo, dobre o retângulo de tecido do lado avesso e alinhave apenas as pontas unidas formando uma argola de tecido, não esqueça de arrematar mas não corte a linha.
  • Passo 5: Dobre o tecido unindo as laterais escondendo o lado avesso e costure toda a lateral aberta.
  • Passo 6: Puxe a linha para franzir e para formar o fuxico redondo de dois lados. Arremate.
  • Passo 7: Sobreponha o fuxico de pétalas quadradas por cima do fuxico redondo.
  • Passo 8: Costure o centro do fuxico para unir os dois usando uma linha com a cor mais discreta para melhorar a finalização.
  • Passo 9: Antes de arrematar, costure o botão no cento dos fuxicos para servir como o miolo da flor e arremate por trás do fuxico redondo. Passe a costura no botão por pelo menos quatro vezes caso o botão tenha quatro furos e duas vezes se o botão tem dois furos.
  • Passo 10: Para finalizar o seu broche de flor de fuxico, passe cola quente na base do fecho para broche e cole por trás do fuxico redondo para esconder os arremates e as linhas.



Deixar Comentário