Afinal, como jogar damas?
É fácil !!! São precisos dois jogadores e um tabuleiro. O objectivo do jogo de damas é “comer” o maior número de pedras do adversário. Se chegar ao outro lado do tabuleiro, na parte do adversário, a sua pedra torna-se dama…Veja mais como aprender a jogar damas….
O jogo das damas ou simplesmente damas é o nome de um jogo de tabuleiro que usa o mesmo tabuleiro que o jogo de xadrez.
Como aprender a jogar:
Para aprender a jogar damas tem de possuir um tabuleiro quadrado com 64 casas, estas casas são alternadas de cor branca e preta. Cada jogador de damas deve ter na sua posse 12 pedras. São discos redondos geralmente de cor branca e preta para fazer contraste.
Os jogadores sentam-se à frente um do outro com o tabuleiro (jogo de damas) no meio, os cantos de casa preta devem ficar à esquerda de ambos. Para dar início ao jogo de damas, os jogadores devem colocar as suas pedras nas casas pretas nas primeiras filas que tem à frente, restando as duas filas do meio. Para vencer o jogo de damas, cada jogador terá de capturar todas ou a maior parte das pedras do adversário.Quem capturar mais ganha.
Primeiro devem ser jogadas as pedras pretas, os movimentos a fazer apenas devem ser feitos para a frente e na diagonal, sempre nas casas pretas. Para comer ou capturar a pedra do outro jogador, tem de existir uma casa vazia depois da ocupada pelo adversário. Quando isso acontecer o jogador salta por cima da casa e da pedra capturando-a. A pedra que foi capturada ou comida deve sair do tabuleiro. Hà a possibilidade de fazer vários saltos num só movimento se existir uma sequência alternada de pedras e casas desocupadas.
Se por algum motivo um dos jogadores não fizer um salto quando tiver possibilidade por distração ou verificar que ao fazer isso iria perder a sua pedra, por sua vez o adversário pode capturar essa mesma pedra tirando-a do tabuleiro. Se também um jogador tiver a possibilidade de escolher entre dois saltos diferentes numa só vez, só poderá fazer um salto perdendo a outra pedra que sai do tabuleiro.
Quando uma pedra chega à casa da última fila do adversário, é considerada dama, pondo outra pedra por cima dela da mesma cor.
Contráriamente ás pedras simples, uma pedra que se torna dama tem a possibilidade de mover-se para a frente e para trás. Também não obrigatório saltar, quando surgir essa oportunidade.
O jogo de damas é finalizado quando as pedras forem todas capturadas ou quando as que restam forem tão poucas tirando a possibilidade de haver vitória. Se no caso de nenhum dos dois jogadores ganhar e um deles tiver apenas uma só pedra o jogo fica empatado.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
ENTENDI PORRA NENHUM