Conserto de uma torneira com vazamento de água
Por serem elementos com algum peso na estrutura de uma casa, as torneiras devem ter alguma manutenção para que o consumo de água seja o mínimo possível.
A reparação de uma torneira com vazamento é o problema mais comum e também o mais fácil de resolver. Um gotejamento contínuo pode ser o seu problema para economizar água doméstica, basta multiplicar o numero de torneiras a pingar e poderá calcular quanta água está a ser desperdiçada .
A primeira coisa a fazer quando consertar o gotejamento de uma torneira é interromper o fornecimento de água.
A primeira coisa a fazer quando consertar o gotejamento de uma torneira é interromper o fornecimento de água.
Torneiras tipo compressão com manípulos independentes para água fria e quente ou para ambas
Passo 1: Interrompa o fornecimento de água e retire o manípulo da torneira, soltando o pequeno parafuso na parte superior ou na parte de trás do manípulo. Assim que remover a tampa, verá o parafuso instalado na parte superior do manípulo. Se necessário, use óleo penetrante, para ajudar a desmonta-lo;
Passo 2: Com cuidado retire a porca da gaxeta com um alicate ou chave ajustável de bom tamanho, para não deixar marcas no metal. Torça a haste ou fuso girando-o na mesma direção que faria para abrir a torneira;
passo 3: Remova o parafuso que prende a vedação. Se necessário, use óleo penetrante para soltar o parafuso. Examine o parafuso e a haste, e substitua-os se estiverem danificados.
Passo 4: Substitua a vedação antiga por uma nova. Algumas vedações funcionarão para ambas, mas você deve se assegurar de comprar as peças de reposição exatas;
Passo 5: Encaixe a nova arruela de vedação na haste e reinstale o conjunto na torneira. Gire a haste no sentido horário.
Passo 6: Coloque de novo o manípulo e a tampa do parafuso. Liberte o fornecimento de água e verifique se os vazamentos continuam.
A maior parte de água desperdiçada é consumida nas nossas actividades do dia-a-dia, como por exemplo:
1-Deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes;
2- Por a máquina de lavar a funcionar sem estar totalmente carregada;
3-Fazer a descarga da sanita sem verificar se a válvula da mesma está regulada;
4-preferir sempre um duche do que um banho de imersão, entre outros.
Os vazamentos de água podem custar uma fortuna, sem necessidade, o gotejamento de apenas uma gota por segundo desperdiça cerca de dez mil litros de água por ano.
A maior parte dos vazamentos é fácil de ser consertada pelo que é um desperdício as torneiras ficarem a pingar por causa de uma peça que custa muito pouco para ser substituída, e refazer toda a economia de água.