Como cuidar e plantar gerânios

Como plantar: época ideal

Estas plantas são consideradas plantas de exterior e por isso devem ser plantadas ao ar livre. Pode usar vasos, canteiros ou floreiras para por na janela. Deixe passar a última geada de inverno e plante-as com um espaçamento de 20 a 40 cm.

Rega:

Regular nas alturas de calor. Deixar o solo secar entre regas nos meses de Outono/Inverno. Não regar em excesso pois pode provocar podridão dos caules. Não molhar as folhas e as flores de Gerânios ou Sardinheiras ao regar, nem pulverizar as plantas pois o sol pode queimar as folhas.

Floração:

Normalmente acontece noVerão. Podem florir durante quase todo o ano dependendo da situação.

Época fria:

É aconselhável que durante a época fria coloque os gerânios abrigados da neve e geada, se puder coloque-os em vasos dentro de casa. Coloque as plantas no peitoril de uma janela que apanhe sol ou numa estufa fresca. Preferem compartimentos frescos, com uma temperatura mínima de 7°C, e são sensíveis ao gás, por isso as janelas de cozinhas com fogões a gás não são indicadas. Mantenha a terra apenas húmida.

Poda:

Pode os caules pelo meio e faça estacas com os que cortou.Volte a podar as plantas quando os rebentos novos tiverem cerca de 10 cm de comprimento. Alimente-as todas as semanas na Primavera com adubo químico para plantas de vaso, preparando-as para as mudar para o ar livre.

Pragas e doenças:

Gorgulho da raíz da videira, mosca do gerânio, pulgões, aranhiço vermelho, mosca branca, cochonilhas, nemátodos, botritis, Oidio, Alternariose, Antracnose, Pythium spp., bactérias e vírus do mosaico.

Multiplicação:

Semente ou estacas. A multiplicação por estacas pode ser feita em quase qualquer época do ano mas a ideal é no Outono. Cortar estacas de plantas jovens de preferência, com cerca de 10 cm, retirar as folhas inferiores e deixar 1 a 2 pares na extremidade.

Quando adubar:

Para enriquecer a terra, use adubo químico com baixo teor de azoto uma vez por mês. Desponte as folhas das plantas para que fiquem mais frondosas. Verifique se as plantas possuem flores mortas e retire-as para que possam crescer novas.

Gerânios e Pelargónios

Os gerânios são plantas resistentes que se desenvolvem ao sol ou em sombra parcial na maioria dos tipos de solo; a maior parte das espécies sobrevive mesmo ao ar livre no Inverno. Os gerânios são uma espécie herbácea, vivaz, cultivada anualmente que pode atingir uma altura entre os 30-60 cm, dependendo da variedade. Possui caules de cor verde claro a verde médio. A folhagem é persistente, com folhas de cor verde claro a verde médio, carnudas e rijas, arredondadas e dentadas. As flores de gerânios ou também sardinheiras são pequenas, simples ou dobradas, em umbela, em cachos, em tons de vermelho, rosa, malva, roxo, branco, laranja, com excepção do azul e amarelo. São muito atraentes e coloridas. São plantas que também podem ser utilizadas dentro de casa em vaso, em janelas e varandas desde que apanhem muita luz e sol.

Contudo, são por vezes confundidos com os pelargónios. Estas plantas são mais delicadas e não resistem aos frios do Inverno. Florescem ao sol ou em sombra parcial em quase todos os tipos de solo. As suas flores vistosas vão do vermelho-claro habitual ao cor-de-rosa ou branco.




29 Comments

  1. Roseli Bastos Responder
  2. Roseli Bastos Responder
  3. Roseli Bastos Responder
  4. Roseli Bastos Responder
  5. Roseli Bastos Responder
  6. Lenir Carvalho Responder
  7. Lenir Carvalho Responder
  8. Vera Lúcia Responder
  9. Cassandra Responder
  10. lucia Responder
    • Jocélio Maia Lima Responder
  11. Luciene Responder
    • Danilo Soler Responder
  12. Tania Cristina Ferreira Carvalho Responder

Deixar Comentário