Na maior parte, os cactos são originários de regiões desérticas, mas alguns deles provêm de regiões florestais. Estes dois tipos de cactos necessitam de tratamento ligeiramente diferente. Cultivar cactos é uma experiência gratificante, pois podem ter várias utilizações como por exemplo decorar interiores como plantas de jardim…
Propagação
Muitos cactos emitem rebentos, ou caules secundários, que podem ser facilmente separados da planta-mãe. Nestes casos os rebentos devem ser separados na Primavera. Se não for capaz de separá-los à mão da planta-mãe, corte-os e deixe-os secar durante vários dias antes de os plantar em vasos para evitar que apodreçam.
Para cultivar cactos atravéz de sementeira, encha um vaso ou canteiro e coloque alguns cacos no fundo, espalhe as sementes à superfície, mas não as enterre. Regue muito bem.
Cubra o vaso ou o canteiro com vidro ou plástico e mantenha-o a uma temperatura de 21-27°C.
Cactos do deserto
Este tipo de cactos sobrevive por si só em piso pobre mas bem regado. São plantas que necessitam de muita luz. Durante o Inverno, não devem estar em locais aquecidos, a temperatura mais indicada é entre 5 a 7 graus centígrados. Nos meses de Maio e Setembro os cactos do deserto devem ser bem regados. Se os quiser transformar em plantas de jardim, o mais indicado é escolher um local soalheiro e abrigado. Mas quer o cacto esteja dentro de casa, quer ao ar livre, deve rodar o vaso de vez em quando para não ficar sempre a mesma parte da planta exposta à luz forte. A partir de Setembro, regue-os com menos frequência. Não os deve regar em tempo húmido pois o excesso de água fá-los apodrecer.
Cactos da floresta
Para a criação destes cactos, será necessário ter uma temperatura ambiente ligeiramente húmida com 7 a 19 graus centígrados . Este tipo de cactos não deve ser exposto directamente ao sol. Este tipo de cactos são ideais para decorar interiores nomeadamente a casa de banho durante o Inverno. No Verão, podem ficar ao ar livre, num local abrigado e à sombra. È necessário manter a terra ligeiramente húmida durante o Inverno e no princípio da Primavera. Após a floração, a terra deve ser mantida quase seca. Volte a regar normalmente quando o crescimento do caule recomeçar.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
pq os meus cactos melam? e morrem?