Como eliminar gorgulhos

Variedades

Existem mais de 500 variedades, incluindo o gorgulho das cenouras, das nozes, da flor de macieira, das ervilhas e dos feijões.

Como combater esta praga

Pode utilizar DDT para eliminar insectos. Trata-se de insecticida barato e altamente eficiente a curto prazo. Mas, deste modo, poderá também matar as vespas parasitas que atacam os gorgulhos. Se não quiser aplicar um pesticida, coloque serapilheiras dobradas ou papel amachucado perto das plantas atacadas — os gorgulhos esconder-se-ão aí durante o dia. Pode então destruí-los sacudindo as serapilheiras para dentro de água com sabão ou de uma solução de desinfectante ou queime tudo.

Estragos

Os gorgulhos são insectos pequenos que se alimentam durante a noite, com cabeças compridas parecidas com trombas, os gorgulhos podem estragar os jardins e as plantas de interior, comendo folhas, botões e rebentos, bem como o sistema radicular de qualquer planta. Os danos também estão associados a madeiras húmidas e em decomposição, sobretudo madeiras infestadas por podridão. As infestações podem alastrar a madeiras saudáveis existentes nas proximidades.

Ciclo de vida

Os ovos são depositados somente pela fêmea, em espaços e buracos vazios. São brilhantes, brancos, flexíveis, achatados. Precisam de pelo menos duas semanas para eclodirem. As larvas fazem túneis na madeira durante seis meses a um ano. Os gorgulhos adultos surgem no Verão, deixando orifícios de saída. Os adultos podem viver mais de um ano.

Aspecto

Os gorgulhos adultos podem medir 2,5 a 5mm de comprimento. Apresentam uma cor castanha-avermelhada, chegando por vezes a ser pretos. Têm focinho alongado, corpo cilíndrico e patas curtas. As larvas são castanho-claras, em forma de C, enrugadas e sem patas.




Uma resposta

  1. Mariana Responder

Deixar Comentário