Decorar uma casa não é tarefa fácil e a escolha das cores para a decoração é certamente uma das etapas em que irá perder mais tempo.
Escolher as cores mais indicadas para pintar cada divisão não precisa de ser stressante. Na realidade, pode até transformar-se numa experiência divertida, quando já sabe por onde começar e se guiar.
Para selecionar as cores a utilizar vai ter de ter em conta determinados fatores, pelo que neste artigo lhe vamos mostrar alguns dos mais importantes a ter em consideração.
Confira, já abaixo, e saiba como escolher as cores para pintar a casa.
A cor certa pode fazer toda a diferença
- A primeira coisa a considerar é a iluminação. Se a divisão for de tamanho menor e receber pouca luz natural durante o dia, então deve optar por pintar as paredes de cores claras, de modo a conferir a ilusão de maior amplitude. Por outro, divisões que recebem grande incidência de luz solar durante o dia também devem ser pintadas com cores claras, pois as mais escuras podem acabar por desbotar. Se quiser usar cores escuras nas paredes, então aconselhamos que coloque cortinas que filtrem os raios solares.
- Tenha em atenção a restante decoração envolvente antes de escolher a cor mais indicada. Lembre-se que tudo dentro da divisão terá de estar harmonioso e, por isso, é preciso que as cores de todos os elementos decorativos combinem. Por exemplo, se escolhe decorar a casa com objetos de cores frias, então as tintas também devem ser de cores frias como azul claro ou um verde.
- Tenha também em conta o estilo da casa. Alguns aspectos arquitectónicos saem mais valorizados com algumas cores, em detrimento de outras. Por exemplo, numa casa de praia uma decoração em tons de azul mar e amarelo sol combina muito bem. Em casos de saliências arquitectónicas pode optar por cores mais fortes que destaquem ainda mais estas zonas.
- As cores usadas nos tecidos também precisam estar de acordo com a restante decoração da divisão. Por exemplo, caso tenha almofadas em vermelho e laranja com toques de verde militar e amarelo claro, pinte a divisão com uma das cores das almofadas.
- Tenha também em consideração os seus próprios gostos e preferências, afinal de contas, é você que tem de viver dentro das divisões decoradas. Mesmo que o tom exato da sua cor favorita não combine com a decoração, tente uma cor similar ou use-a numa divisão diferente.
Em último caso, se tiver dificuldade em conseguir encontrar a cor mais indicada ou em conjugar as cores na decoração, pode sempre contratar um designer de interiores que, certamente, o irá ajudar a seguir com o projeto que tem em mente.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.