Como fazer sabonete artesanal no microondas

É do geral conhecimento as utilidades de um microondas. Mas talvez nunca se tinha lebrado de que é possível fazer o seu sabonete artesanal no microondas.

Para fazer o sabonete artesanal no microondas, além do eletrodoméstico, vai precisar de base de glicerina (a seu gosto), de um vidro refratário, de corante hidrossolúvel (a gosto), uma essência à escolha, um bastão de vidro, um molde para sabonete (por exemplo, de silicone).

Como fazer o sabonete artesanal no microondas

Em primeiro lugar, corte a glicerina em pequenos pedaços e coloque no vidro refratário e no microondas. Regule o tempo para 30 segundos e, quando apitar, mexa a glicerina com o bastão de vidro.
Pode ser necessário repetir esta operação, consoante o modelo do microondas. Quando começar a derreter, a glicerina irá derreter-se rapidamente. Quando estiver quase derretido, não use mais o microondas.
Mexa bem com o bastão até todo o líquido ficar uniforme. Deixe esfriar um pouco (cerca 50º).
Coloque a essência que escolheu e mexa bem para diluir tudo muito bem.
Agora poderá colocar o corante e dissolva até a cor ficar uniforme. É importante que comece com poucas gotas e ir acrescentando até que obtenha a cor desejada. Desde que coloque primeiro a essência, a côr não se irá alterar. Pode, ainda, optar por colocar algumas gotas de óleo essencial.
Deite, então, o líquido no molde, com cuidado, e deixe esfriar totalmente.
Vire o molde e retire o sabonete. Deixe repousar por algumas horas para secar e envolva com película aderente.

Como fazer um sabonete esfoliante no microondas

Também pode fazer um sabonete esfoliante energizante no seu microondas. Vai precisar de óleo essencial de laranja, base de glicerina (de origem vegetal), pó de aveia e de mel.

Corte a base de glicerina em cubos e depois num recipiente não refratário e leve ao microondas durante cerca de um minuto. O importante aqui é que a glicerina fique quase derretida, e não na totalidade.
Mexa até que fique homogénea e vá aadicionando os ingredientes, mexendo sempre. Pode adicionar 10 gotas de óleo essencial para cada 250 gramas de base de glicerina.
Em seguida, despeje o conteúdo ainda líquido em pequenas formas de plástico. Deixe esfriar sem tampa num local seco por cerca de três horas, ou até que endureça.
Desenforme. Envolva numa película aderente e terá o seu sabonete artesanal hidratante feito no microondas pronto.

Como fazer sabonete refrescante no microondas

Se, por outro lado, pretende fazer um sabonete refrescante hidratante no microondas, também o pode fazer. Irá precisar de óleo essencial de limão, sumo de aloé vera, infusão a frio de folhas frescas de hortelã e manjericão.

Depois de lavar os ingredientes, corte as folhas de aloe vera ao meio e tire aquela gelatina transparente. Colha as folhas de manjericão e hortelã e faça um chá. O melhor será deixar as folhas de molho desde o dia anterior, pois assim elas não perderão as suas propriedades com o calor.

Corte a base de glicerina em cubos. Coloque num recipiente não refratário e leve ao microondas por cerca de um minuto ou até ficar quase derretida.
Mexa bem e adicione os ingredientes, um a um e mexendo sempre. Tal como para o sabonete esfoliante, pode colocar óleo essencial.
Logo em seguida, coloque nas formas e deixe resfriar sem tampa, tal como na receita anterior e depois desenforme e coloque em película aderente. Neste momento já pode utilizar o seu sabonete artesanal refrescante e hidratante feito no microondas.

Esperemos que estas receitas de sabonetes artesanais no microondas sejam do seu agrado, e caso tenha alguma receita de sabonetes artesanais que possam ser feitas no microondas não deixe de as partilhar nos comentários deste artigo.




2 Comments

  1. Marcia Felipe Responder

Deixar Comentário